Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
TRANSPARÊNCIA GOV MS
Algo mais

'Raio de Luz': Aos 27 anos, Vitinho emociona ao dançar sua 1ª valsa

A cena narrada pelo pai é carregada de emoção, que comemora cada progresso do filho

23 dezembro 2017 - 15h15Por Liziane Berrocal
'Raio de Luz': Aos 27 anos, Vitinho emociona ao dançar sua 1ª valsa

Victor Leonardo tem 27 anos. E nesse final de ano dançou uma valsa de 15 anos. Foi uma dança especial, como ele é. Filho da musicista e professora Mariza Martins e do pastor batista Mauro Clementino, Vitinho, como é carinhosamente chamado, nasceu em um parto tranquilo, mas um erro médico fez com que ele tivesse paralisia cerebral e nem mesmo todas as dificuldades encontradas para quem tem um filho com necessidades especiais, tiraram a alegria de viver do menino.

Na noite de quinta-feira (14), durante a confraternização de final de ano da escola Raio de Luz, ele dançou valsa com sua professora Angela Arruda. Vitinho não fica em pé sozinho, mas o momento foi comemorado, principalmente após ele ficar três semanas afastado da escola após uma luxação no tornozelo.

“Foi uma noite de muitas emoções: depois de jogar o certificado lá no meio do salão e cantado a música dos campeões, Vitinho dançou a valsa com sua atual professora, depois de três semanas sem ir à escola”, conta o pai, grande companheiro do filho.

Mauro é pastor da Terceira Igreja Batista e reconhece que a fé é o que sustenta a esperança em cada progresso do filho, usado como exemplo de perseverança em muitas de suas pregações no púlpito de vários lugares do mundo.

Com doutorado na área de aconselhamento e psicologia, ele reconhece o papel dos professores na evolução do filho. “São quinze anos na mesma escola, com pouquíssima troca de professoras (acredito que, no máximo, três) e a persistência da frequência dia após dia... Ah detalhe: Depois de três semanas sem ir à escola devido a uma entorse sofrida no pé esquerdo ao cair de sua cadeira de rodas, voltou para a celebração de fim de ano”, escreveu emocionado.

Pastor há mais de 30 anos, Mauro Clementino contou no livro “Aprendendo a Descobrir o Mundo” como foi lidar com a realidade de Victor Leonardo, além de apresentar um trabalho de pesquisa feito com mais de 48 famílias com crianças portadoras de deficiências.

“Entrei de cabeça nesse assunto! Mergulhei fundo, mas fundo mesmo nas experiências aqui narradas. Muitas das entrevistas foram feitas com lágrimas, com muita emoção, em si, quase um progresso de análise por regressão, esvaziamento, limpeza de traumas. Coisas da vida”, mas que não lhe tiram a fé.