A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Algo mais

13/06/2017 07:57

A+ A-

Com mil alianças, bolo de Santo Antônio alimenta a sorte e fé de quem sonha em casar

Programação de paróquia do padroeiro de Campo Grande é especial neste 13 de junho

'Santo Casamenteiro' e padroeiro de Campo Grande, Santo Antônio move milhares de devotos todos os anos até a paróquia que leva seu nome, no Centro da Capital. A missa começou cedo, às 6h, e desde as 7h está liberada a distribuição de pedaços do bolo de 21 metros, 1.200 kg e exatas 1.000 alianças, sendo um par de ouro. 

A tradição da venda do bolo, com custo de R$ 5 cada pedaço, é antiga e leva um significado que empolga ainda mais que o sabor e a ajuda financeira à igreja, por isso as filas para garantir uma boa fatia começam a se formar nas primeiras horas da manhã. Isso porque quem achar uma aliança no meio da massa teria sorte grande em achar alguém para casar - ou acelerar o processo se já estiver comprometido. 

A chance é maior em 2017, já que são 400 alianças a mais que no ano passado. O bolo é feito de pão de ló, com recheio e cobertura de chantilly, que leva imagens do santo. 

A missa da tarde começa às 17h, com procissão pelas ruas próximas a paróquia, como a 15 de Novembro, 7 de Setembro e 14 de Julho, encerrando a trezena em honra ao santo. A Paróquia Santo Antônio fica na Travessa Lydia Baís, no Centro de Campo Grande.

Santo Antônio

Batizado de Fernando Bulhões, Santo Antônio era um frade franciscano, nascido em 1195, em Portugal, mas viveu durante a maior parte de sua vida em Pádua, na Itália. Além de ser padroeiro de Campo Grande, é considerado padroeiro dos amputados, dos animais, dos estéreis, dos barqueiros, dos idosos, das grávidas, dos pescadores, agricultores, viajantes e marinheiros; dos cavalos e burros; dos pobres e dos oprimidos.

É homenageado em celebrações de Festas Juninas e invocado para achar coisas perdidas, para conceber filhos, para evitar naufrágios e para conseguir casamento, apesar de não ter em seus sermões nada específico sobre a união de casais. Conforme a história propagada ao longo dos anos, Santo Antônio ficou conhecido como o santo que ajuda mulheres a encontrarem um marido por conta da ajuda que dava a moças humildes para conseguirem um dote e um enxoval para o casamento.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024