Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
RESULTADO GESTÃO MS
Algo mais

Em nova cervejaria de Campo Grande, cliente vê chope ser fabricado na hora

Essencialmente sul-mato-grossense, nome do bar, de cervejas e pratos valorizam riquezas regionais

22 maio 2017 - 08h00Por Amanda Amaral

Para o amante de cervejas artesanais, recente entusiasta ou quem tem curiosidade de provar diferentes tipos da bebida, há um novo endereço para se frequentar, mas com um diferencial, já que o cliente pode acompanhar a fabricação dessas bebidas na hora. A começar pelo nome, a Cervejaria Prosa aproveita o sentido da palavra, que remete a uma conversa despretensiosa, e homenageia um dos principais córregos que atravessam a cidade de Campo Grande.

O local abre as portas em charmoso prédio que foi totalmente reformado, na Rua Alagoas, 901, Vila Suiça. Até a quem passa rapidamente pela rua, chama a atenção os oito enormes tonéis por trás de um vidro transparente, onde a cerveja passa por todos os processos de fabricação, cada uma com características de composição, aroma e sabores diferentes.

O empreendimento surgiu de uma ideia de 2014, dos sócios Hipólito Lima e Regina Nuruki, que posteriormente contaram com a ajuda e experiência sobre cervejas de Filipi Minatel. “Esse projeto vem sendo estruturado há mais de três anos. Aqui você toma o chope direto do fermentador, ‘fresquinho’, brincamos que é como o leite direto da vaca. Existem outras cervejarias de qualidade, mas nossa proposta é de brew-pub, uma experiência degustativa diferente, com sabores sul-mato-grossenses”, explica Hipólito.

A princípio, serão lançados seis tipos de cerveja, desde Premium American Lager, Weiss de trigo, Belgian Blonde, Irish Red, Stout e IPA. Renomeadas para relembrar características de Mato Grosso do Sul, na Prosa elas se chamam Piracema, Toca da Onça, Ipê, Pantaneira, Canta Galo e Saracura – não necessariamente na ordem descrita.

Entre os pratos, há o filé com gorgonzola, salmão e bacalhau com temperos especiais, filé a parmegiana, cordeiro com polenta cremosa e molho de redução a base de cerveja. Serão 16 opções de petiscos também, como a mandioca frita, que pode ser acompanhada de carne seca, batata frita, linguiça de Maracaju, costelinha suína com barbecue, bolinho de bacalhau e dadinhos de tapioca com geleia de pimenta.

O papel de dar dicas para combinar as bebidas com os pratos fica por conta do especialista sommelier de cerveja, Filipi, publicitário que adquiriu paixão pela cerveja após passar temporada fora do país. “Foi experimentando o que há de diferente lá fora que comecei a pesquisar, entender sobre os grãos, o preparo. Cerveja é uma bebida muito rica e o campo-grandense está abrindo seu gosto para seus diferentes tipos”, conta.

O plano, contudo, é sempre trazer inovações de estilos, assim como a comida, que acompanha as mudanças para harmonizar com as bebidas, que também podem ser adquiridas já envasadas. Em breve, a cervejaria também pretende realizar delivery e levar barris a eventos.

A inauguração da Cervejaria Prosa acontece dia 25 de maio. O local funciona de quarta a sexta-feira, entre 17h e meia noite, sábado entre 10h15 e meia noite e, no domingo, durante o horário de almoço. Acompanhe pelas redes sociais, Facebook e Instagram