Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
RESULTADO GESTÃO MS
Algo mais

Igreja de Campo Grande libera celebração de casamentos religiosos para gays

Anglicanos conseguiram aprovação em consulta nacional

07 junho 2018 - 19h00Por Liziane Berrocal

Sabe aquele sonho de casar de noivo ou noiva numa cerimônia religiosa, mas que não era possível, por ser um casal gay? Pois é, agora ele pode se tornar real e sacramentado. É que, num momento histórico, a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil votou a favor de estender o matrimônio a casais do mesmo sexo por maioria de votos.

A decisão foi tomada durante o que eles chamam de 'sínodo geral', que é uma espécie de congresso realizado pela Igreja. A luta já dura décadas, segundo explica o Reverendo Hugo, da Igreja Anglicana em Campo Grande.

“Estamos trabalhando o tema da união entre pessoas do mesmo sexo faz 20 anos, sempre conversando com a comunidade. Neste tempo tivemos cinco sínodos, que é o governo máximo da igreja e a pauta sempre foi apresentada, sendo uma matéria que sempre foi rechaçada, e no sínodo anterior faltou pouco para passar”, relembra.

Segundo ele, o assunto voltou à tona como forma de acolher a comunidade. “Outra vez voltamos com a matéria e, para surpresa de todos, passou. Agora podemos falar que somos totalmente uma igreja inclusiva, todos tem direito a todos os sacramentos”, comemora.

O reverendo se diz feliz, e sabe lidar com as críticas. “Estamos muito felizes e recebemos as críticas de irmãos fundamentalistas como maneira de fortalecer a nossa caminhada e busca do pleno acolhimento das pessoas”.

O Brasil agora é um dos quatro países a aprovar o tema, sendo que anteriormente aconteceu o mesmo na Escócia, Estados Unidos e Canadá. “Ainda temos um longo caminho para que todas as províncias aprovem, faltam 36 para que mundialmente a Igreja Anglicana seja totalmente inclusiva, mas acreditamos no tempo de Deus”, resigna-se.

Para auxiliar casais homossexuais que querem sacramentar a união, a Igreja se coloca à disposição na Rua dos arquitetos N.70, Vila Anahi, na Capital.