A+ A-

sábado, 20 de abril de 2024

sábado, 20 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Algo mais

21/08/2016 15:12

A+ A-

Loja colaborativa reúne itens de decoração e presentes feitos por artesãos

A 1ª unidade da AMI vai funcionar como uma vitrine para expor o trabalho criativo de microempreendedores de MS

 Móveis, quadros, tapetes, toalhas e sabonete são apenas algumas das opções que se encontra em um novo endereço para quem quer presentear alguém ou mesmo dar um toque mais charmoso para casa. A arte está em todos os cantos da 1ª loja da AMI (Associação dos Microempreendedores Individuais de Mato Grosso do Sul), que foi inaugurada neste mês, no Shopping Bosque dos Ipês.

O espaço reúne a criatividade de diversos artesãos do Estado, para vários gostos. Entre eles os caminhos de mesa, suportes para panelas e ímãs feitos em fuxico por Jaqueline Cavalheiro Spurio, 33 anos, que aprendeu a técnica com a família há cerca de 20 anos. Arquiteta, ela encontrou na venda do artesanato uma maneira de conseguir uma renda extra e sempre dá um toque especial com seus produtos em projetos que realiza na profissão formal.

Image and video hosting by TinyPic

Panos de prato e camisetas são feitos por Luciana Martins, 35, que começou a fazê-los por incentivo da mãe, após sair do emprego como analista de crédito. “Saí de um universo de números para me dedicar a um hobby e tenho gostado muito, já que sempre admirei esse tipo de produto. É muito prazeroso e cheio de cores", conta, explicando que vende os itens personalizados ou já prontos, com custo entre R$ 36 e R$ 54.

Vinda de São Paulo e há cinco anos em Campo Grande, Michelle Mendes, 38, encontrou no mundo cheiroso dos sabonetes uma maneira de trabalhar dentro de casa, mas comemora que agora seja reconhecida através de uma vitrine. "Fiz cursos, me especializei ao longo do tempo e amo fazer algo criativo. É muito interessante crescer no artesanato, na hora que soube da proposta, topei na hora, já que o nosso trabalho fica exposto para todo mundo ver, tocar, sentir", diz, mostrando seus sabonetes em formatos pouco tradicionais, como jujubas e bombons - que dão até vontade de comer. 

Image and video hosting by TinyPic

A loja

O projeto foi uma iniciativa da também artesã Beatriz Soares, da AMI, e de Sandy Fontoura, coordenadora de Trabalho e Renda da Funtrab (Fundação do Trabalho) e se baseia na economia solidária. A parceria conta com a fundação, ArteMS, Fenarte/MS e Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho).

“É uma parceria que está dando certo, em um momento em que a crise econômica está afetando muitos. Assim mostramos que, com criatividade, podem surgir novas oportunidades”, diz Antonio Vaz, diretor da Funtrab.

O plano é que sejam inauguradas seis lojas, ao todo, contando com unidades no interior do Estado. “É uma oportunidade de renda a mais, porque esse setor está em pleno crescimento no país. A Funtrab também proporciona oficinas e, seguindo a parceria, realiza exposições e feiras com os participantes”, completa Sandy.

A participação do governo é por meio da Coordenadoria de Trabalho e Renda, que possui vários programas dentro deste segmento, como o Projeto MS Solidário - Economia Solidária Contribuindo para Superação da Extrema Pobreza, para a implantação das ações integradas de economia solidária para o desenvolvimento local e territorial.

A Funtrab ainda destaca que o fomento e apoio aos micros e pequenos empreendimentos para torná-los sustentáveis e possibilitar a geração de trabalho, emprego e renda é uma das metas das Casas do Trabalhador, que tem como público-alvo os empreendedores, trabalhadores autônomos e informais, associações, cooperativas e grupos familiares.

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024