A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Algo mais

28/07/2018 11:30

A+ A-

Projeto incentiva mini gentilezas e olhar humano a quem tem as ruas como único lar

Movimento solidário arrecada miniaturas de produtos de higiene, geralmente oferecidas por hotéis e aviões

Condições dignas de moradia e saúde estão entre os direitos fundamentais de toda pessoa, mas, para muitas, privilégio que a vida não as concedeu. Em Campo Grande, se inicia um movimento que ajuda quem está em situação de rua, ao arrecadar e doar produtos de higiene.

A iniciativa ‘Mini Gentilezas’ é nacional e tem estratégia de arrecadação diferente, com foco nas miniaturas de shampoos e sabonetes, por exemplo, que são geralmente oferecidas por hotéis e aviões e já estão previstas nos custos de cada cliente. Ou seja, é uma cadeia de aproveitamento que preenche uma lacuna de outros projetos sociais, que em sua maioria promovem a distribuição de alimentos ou roupas.

(Imagem: Divulgação)

Na Capital, o projeto começou a tomar forma e encontrar apoiadores a partir de Luciana Terra, que se apaixonou pela ideia assim que a conheceu, pela internet. “O fato de der exclusivamente com populações em situação de rua, pesou muito pra mim. Sempre me senti muito incomodada de desviar, fugir e sentir medo dessas pessoas que vagam pelas ruas, nos sinais de trânsito, nas calçadas... Então é tipo um pedido de perdão, um resgate e de ajudar outras pessoas a também mudarem o olhar”, conta.

A primeira entrega de kits foi um sucesso, através da parceria com o grupo solidário Caravana do Bem. A Caravana entrega aproximadamente 120 marmitex de refeição em dois pontos da cidade, no Centro e antiga rodoviária, sempre aos domingos e de forma voluntária.

O projeto ainda recebe doações de toda pessoa que quiser ajudar, em itens de tamanhos normais ou amostras, como desodorante, barbeador, absorvente feminino, escova de dente, pente, cotonete e perfume. Antes de encaminhar à população, há a triagem de tudo o que foi doado, para garantir que está tudo em ordem e nada fora da data de validade, por exemplo.

Hoje, o Mini Gentilezas atua em 62 cidades de 15 estados pelo Brasil, além de Estados Unidos e Canadá, coordenado pela ONG Argilando. Já foram distribuídos mais de 755 mil itens de higiene.

Onde doar?

Em Campo Grande, os pontos de coleta dos itens são:

- Rua Maracaju, nº 1136, Centro, no Edifício Punta del Este, apartamento 71. Todos os dias, entre 8h e 21h, aos cuidados de João Gabriel Terra.

- Rua Trevo do Mato, nº137, Carandá Bosque II, no Condomínio Village Residence, casa 11. Entre segunda e sexta-feira, das 7h30 às 17h, aos cuidados de Luciana Terra. Não atende em feriados.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias