PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024
PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024 2
A+ A-

terça, 23 de abril de 2024

terça, 23 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Algo mais

20/08/2018 15:26

A+ A-

Na 5ª edição, Parada Nerd fascina público com atrações variadas e concurso de cosplays

Evento reuniu adeptos do universo da cultura pop, do cinema, videogames e animes

O final de semana foi agitado para os fãs da cultura pop de Mato Grosso do Sul. A Parada Nerd chegou à sua 5ª edição em novo local, com muitas atrações e personalidades do universo nerd e geek.

“Mudamos o local devido ao crescimento contínuo do evento. No novo espaço há mais conforto e será possível promover mais atividades ao nosso público”, explica Flávio Nakazato, um dos organizadores do evento.

A expectativa da organização era de receber mais de sete mil pessoas nos dois dias e, já no primeiro, estima-se que cerca 3,5 mil adentraram pelos portões do evento.

A edição desse ano foi ousada. Gabriel Vieira, de 28 anos, estava entre os organizadores e conta que a ideia desse ano foi consolidar a marca como “o maior evento do segmento em Mato Grosso do Sul e entre os maiores do Brasil”.

Gabriel Vieira destaca a ousadia em realizar evento, tudo para proporcionar a melhor experiência aos fãs (Foto: André de Abreu)

E isso só foi possível através de uma ampla infraestrutura proporcionada pela organização. O local escolhido para receber o público foi o ginásio poliesportivo do Colégio Dom Bosco, cinco stands de sendo um de Dourados e outro de São Paulo, além de praça de alimentação, espaço para batalha campal, desafios de dança, concurso de cosplay, campeonato de videogame com premiação, jogos de tabuleiro e cartas.

Atração nacional

As atrações foram escolhidas atendendo pedidos do público. Entre os quais Luisa Palomanes, dubladora de personagens famosas do cinema e de desenhos animados, como a Hermione da saga Harry Potter, Docinho das Meninas Super Poderosas e da princesa Merida, de Valente.

Luisa, de 32 anos, conta que começou aos 12 anos no meio artístico, através do teatro e que seu pai, também dublador, a ‘jogou’ no meio fazendo com que ela se engajasse na carreira da dublagem, tendo como primeiro papel o de fazer a voz de Megan Parker na série Drake e Josh. Já o seu papel mais marcante ela considera como sendo o de Carly na série iCarly e ficou muito triste com o fim da mesma.

Luísa Palomanes, a voz de Hermione da saga Harry Potter (Foto: André de Abreu)

“Eventos como esse são importantes para divulgarmos nosso trabalho e que ele possa ser valorizado pela indústria da cultura pop e expectores”, afirma a dubladora ao ser perguntada sobre a importância de eventos como a Parada Nerd.

Além de clamar por regulamentação da área, vez que a dublagem feita no Brasil vem perdendo espaço para lugares com baixo custo e qualidade questionável, assim o conteúdo já chega ao país dublado e pronto para ser vendido.

Para quem quiser seguir carreira na dublagem, a voz de Hermione recomenda: “ser ator, curso de dublagem e principalmente fazer com amor”.

Evento para toda a família 

A Parada também se mostrou um evento que atrai nerds de todas as idades e provou que pode agradar toda a família, muitos jovens foram acompanhados dos pais, mas teve muito pai que levou todo mundo.

Caso de Bruno e Érica, o casal de professores levou até a filha de dois anos para curtir a programação, todos à caráter e contemplando o universo de Star Wars. Bruno conta que comparece pela 3ª vez e trouxe a esposa. Ela não era fã da cultura nerd, mas por influência do marido passou a gostar da saga de George Lucas.

Já a estudante Gabriela Cândido, de 16 anos, compareceu pelo segundo ano consecutivo na Parada. A estudante se caracterizou como Astrid da série de filmes Como Treinar seu Dragão e relata que a principal dificuldade para compor a fantasia foi adaptar os materiais que a personagem poderia utilizar na vida real. Para auxiliar na tarefa ela recrutou a ajuda do pai, que também compareceu ao evento.

 

Darth Vader levou toda a família na Parada (à esq.), Astrid de Como Treinar seu Dragão também marcou presença no evento (à dir) (Foto: André de Abreu)                 

Para Wilson Oliveira, 36 anos, o “evento estava legal, teve algumas falhas, mas nada que comprometesse a programação da Parada”. Ele levou a filha que no momento da entrevista assistia ao show da dupla The Kira Justice. O chef de cozinha disse que assiste de tudo e que sempre é apresentado a algo novo por ela, ele se considera um ‘gamer das antigas’, começou com Mega Drive nos anos 90 e recentemente adquiriu um fliperama

Concurso de cosplay

Para quem leva a caracterização a sério, tem até ‘copa do mundo’ e o Brasil é tricampeão mundial na modalidade. A 1ª etapa da World Cosplay Summit ocorreu durante a Parada com categorias em dupla e individual. A dupla vencedora que sagrou-se vencedora foram as campo-grandenses Naomi Inagaki e Marina Ametlla. Elas agora estão classificadas para próxima fase, em São Paulo e se vencerem lá também vão para Nagoya, Japão com tudo pago para representar o Brasil.

A dupla campo-grandense está classificada para a próxima etapa em São Paulo (Foto: Luis Abraham)

Elas não tiveram vida fácil e nessa fase mesmo já encararam uma dupla pra lá de experiente com Jefferson Dutra e Rebecca Terillo de Goiânia, juntos eles somam 16 anos de cosplay e já estiveram em três finais da etapa nacional.

Apesar de toda a experiência, a dupla de Goiás foi desbancada por Naomi e Marina (Foto: Luis Abraham)

“É uma satisfação imensa chegar à etapa nacional em São Paulo e um sonho chegar a disputar a etapa mundial no Japão.” disse a cosplayer de Sakura. Naomi, no entanto ressalta que “o desempenho na Parada poderia ter sido melhor, o tempo é curto, ocorreram uma série de imprevistos mas no fim deu tudo certo”.

Dedicação total aos fãs

A dupla The Kira Justice não deixou ninguém parado durante o show (Foto: Luis Abraham)

A antepenúltima atração escolhida foi o duo The Kira Justice formado pelos irmãos Matheus e Sarisa Lynar 10 anos atrás. O nome da banda faz referência ao anime Death Note, a dupla faz sucesso no YouTube por cantar as músicas de sagas como Dragon Ball, Pokémon, Naruto ou versões em português do grupo Linkin Park, além do trabalho autoral que retratam em suas letras a realidade dos jovens.

Quando subiram ao palco, o duo chamou todos à frente da plateia para ficarem bem perto dos fãs. Todo o repertório da noite foi escolhido por votação, marca registrada do trabalho da banda, os presentes pularam, dançaram, cantaram e principalmente se emocionaram com a apresentação e a energia incrível trazida pela dupla.

Após o show a dupla recebeu todos os fãs para tirar fotos e dar autógrafos, sem deixar ninguém para trás.

Todo mundo pôde tietar o duo The Kira Justice (Foto: Luis Abraham)

Por fim Matheus falou um pouco da trajetória da banda, ele conta que sempre teve vontade de viver da música, apesar das dificuldades e desafios da carreira artística. A ideia da banda surgiu após assistir a apresentação de uma artista que cantava somente em japonês e ali viu uma oportunidade poder fazer perfomances em português, já que nem todos os fãs de animes tem fluência no inglês ou na língua nipônica. A primeira música autoral surgiu já nos primeiros oito meses de banda.

Perguntado se casos de plágio mancham a imagem dos demais produtores de conteúdo, como o de Marina Delveccio recentemente acusada de copiar material de canais americanos, Matheus afirma que “há um interesse dos meios tradicionais de comunicação em tirar a credibilidade dos youtubers, casos semelhantes já aconteceram nesse tipo de veículo e não tiveram a mesma repercussão”.

O cantor agradece a internet por facilitar e aproximar ainda mais os criadores para a produção de conteúdo autoral, bem como ao YouTube por auxiliar na questão da monetização pois é possível viver da criação sem restringir o conteúdo aos pagantes.

“Gostaríamos de agradecer aos fãs, pois eles são literalmente a razão do nosso trabalho. Tudo é feito por eles para que sejam parte do The Kira Justice.” disse Matheus ao agradecer todo o carinho recebido pelos fãs que compareceram ao evento.

Plateia incansável

O youtuber Muca Muriçoca recompensou quem ficou até tarde com uma apresentação impecável (Foto: Luis Abraham)

Por volta das 21h a última apresentação entrou em cena, o youtuber Muca Muriçoca se fez presente pelo segundo ano na Parada Nerd e foi ovacionado pelos presentes. “É uma honra estar mais uma vez em Campo Grande!” disse ao subir no palco e ser aplaudido por todos que ali estavam.

Tamanho carinho dos fãs foi recompensado pelo senso de humor único de Muca e deu a tônica do show, ele falou sobre games, interagiu com a plateia e para encerrar promoveu o tradicional concurso de cantadas que foi filmado e irá ao ar em breve no canal do YouTube.

O youtuber atendeu todas as solicitações para fotos e autógrafos dos fãs (Foto: Luis Abraham)

Assim como a banda The Kira Justice, Muca recebeu todos os fãs e contou um pouco da sua carreira de 5 anos e meio. O youtuber conta que sempre teve “vontade de produzir tv e acompanhando outros canais”. Quando perguntado sobre a principal dificuldade em todos esse anos Muca é enfático: “Inovar é o maior desafio.”

“Quero agradecer aos fãs, que sempre façam tudo com responsabilidade e busquem a felicidade.” agradeceu o youtuber à calorosa recepção na Capital.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024