A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Campo Grande

21/02/2017 16:29

A+ A-

Aeromóvel é proposto para funcionar na Capital como transporte alternativo

Marquinhos estuda ideia do projeto de mobilidade urbana, que funciona em Porto Alegre desde 2013

Na promessa de ser uma alternativa eficiente para o transporte público de Campo Grande, o ‘Aeromóvel’ foi apresentado ao prefeito Marquinhos Trad (PSD). A proposta foi levada ao executivo municipal por uma empresa e o deputado Vander Loubet (PT), devendo ser analisada pelo prefeito - que sinalizou estar aberto a novas ideias.  

O projeto leva em consideração, principalmente, a ocupação mínima do espaço do solo e, ainda, por se tratar de uma via elevada, libera a área do nível do solo para outras funções e atividade. O modal é movido por propulsão pneumática – o ar é pressurizado por ventiladores, ou seja, se trata de um meio de transporte limpo.

(Foto:PMCG)

O Aeromóvel é um projeto de mobilidade urbana desenvolvido no Brasil inspirado em conceitos da aviação. Ele foi idealizado nos anos 60, mas só tomou forma no começo dos anos 80, com financiamento privado.

Questões políticas impediram o prosseguimento do projeto, cujo protótipo construído no centro de Porto Alegre ficou estacionado por quase 30 anos. Em 2013, foi inaugurado na Capital gaúcha em um trajeto de aproximadamente 800 metros, com o custo de R$ 37,8 milhões, e hoje está em fase de implantação na cidade de Canoas, também no Rio Grande do Sul. 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias