(67) 99826-0686

Alegando falta de recursos, poder público acaba com cursos de línguas e libras gratuitos na Capital

Secretaria informou se tratar de um 'problema financeiro do Estado'

12 JUL 2017
Diana Christie
11h45min
Foto: Google Street View

A SED (Secretaria de Estado de Educação) determinou o fechamento dos cursos de línguas e libras oferecidos no CEL (Centro Estadual de Línguas) Professor Fernando Peralta Filho, em Campo Grande. A decisão surpreendeu estudantes que fizeram a pré-matrícula no início do mês para os cursos gratuitos.

“Por divergências políticas a atual secretária de educação decretou o fechamento do Centro de Línguas Fernando Peralta Filho. Uma vergonha. Toda programação anual estava pronta. E deixa milhares de alunos do ensino público, pré-vestibulandos e população em geral sem essa utilíssima ferramenta de ensino”, diz denúncia encaminhada ao TopMídiaNews.                       

Tradicional em Mato Grosso do Sul, o CEL oferecia cursos de Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano e Libras, direcionados a estudantes do ensino médio, professores da rede pública de ensino e, havendo vagas, à comunidade em geral. Todo período de inscrições, filas extensas eram formadas em frente à escola de estudantes interessados em uma vaga.

A reportagem tentou contato com a assessoria do governo e da SED para mais detalhes sobre o fechamento, mas os responsáveis por tratar o assunto estavam em reunião. No CEL, a informação é que as aulas foram suspensas pelo governo por falta de recursos.

Segundo um profissional que atua na instituição, a Secretaria informou se tratar de um “problema financeiro do Estado”. Até o momento, apenas os alunos que estão matriculados em cursos que finalizam em agosto continuarão a ter aulas.

Veja também