TJMS - Setembro
(67) 99826-0686

Em curso de saúde, estudantes constroem maquete para UPA ideal

Cheio de detalhes, projeto foi realizado em Campo Grande com materiais reutilizados

15 SET 2018
Amanda Amaral
11h30min
Foto: Arquivo pessoal

Uma Unidade de Pronto Atendimento Comunitário (UPA) foi recriada em miniatura pelas mãos de professores e alunos do curso técnico de Gerência em Saúde da Escola Estadual Arlindo Gomes de Andrade, em Campo Grande. O projeto levou em conta um serviço ideal, mais amplo e complexo do que as unidades que existem na Capital.

A iniciativa foi do professor Juliano Zelinka, prontamente seguida pela turma de 12 alunos, com idades entre 17 e 45 anos. “Eles foram fantásticos, se dedicaram muito. A ideia era que eles alinhassem os conhecimentos práticos e teóricos, compreendendo como funcionam os processos hospitalares”, diz.

O projeto começou em junho e foi entregue mais de dois meses após trabalho minucioso com materiais reutilizados, como papelão,plástico e metal. Para auxiliar os futuros profissionais a terem uma visão sistêmica, também realizaram visitas em unidades do tipo.

“Cada professor contribuiu um pouco, com seu conhecimento específico, em áreas como marketing, setor financeiro, processamento de resíduos sólidos, estatísticas”, diz o professor, que já havia feito modelo semelhante em feira de profissões da Escola Estadual Hilda de Souza Ferreira, em 2017.

Agora, a vontade é levar a maquete, de 1,80m por 3,5m, para exposição em locais públicos. O projeto foi oferecido às secretarias municipal e estadual de saúde.

Veja também