Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024
Campo Grande

Apesar de autorizar parklets, prefeitura não recebe interessados em ocupar espaços de lazer

Instalações funcionam como minipraças em uma extensão da calçada, funcionando como um espaço público de convivência

19 novembro 2017 - 09h30Por Amanda Amaral

O projeto que dá aval para a construção de parklets, estruturas para lazer e de uso público em vagas de estacionamento, foi aprovado em outubro pela Prefeitura de Campo Grande, mas ainda não há nenhum interessado a vista para ocupar os espaços. O custo da construção nessas áreas não recebe recursos públicos, apenas é autorizada em alguns locais específicos da região central.

A ideia é que, com a instalação das plataformas, que podem ter assentos, plantas, recreação, música e Wi-Fi livre, por exemplo, chegou a ser vetada anteriormente. Segundo os autores da proposta, Gilmar da Cruz (PRB) e João César Mattogrosso (PSDB), com a sanção desta lei o comércio local será impulsionado, alavancando o desenvolvimento e a urbanização.

A confecção do mobiliário e demais elementos, assim como a instalação e remoção do parklet é de responsabilidade de quem tiver a autorização do projeto, assim como a organização, manutenção e limpeza do local, que devem ser planejados de modo a não obstruir o fluxo na via pública e calçadas e minimizar o incômodo à vizinhança.

Alguns dos termos da permissão determinam que o parklet deve ter a dimensão máxima de 2 metros de largura, perpendicular ao alinhamento da calçada, no máximo 7,20 metros de comprimento, paralelo ao alinhamento da calçada e altura entre 1,20 e 1,50 metros. Quanto à permissão e implantação, ficará a cargo da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran).

Pontos

Inicialmente os parklets poderão ser instalados nas seguintes vias: Rua Amazonas (entre a Rua 13 de Maio e a Rua Rio Grande do Sul), Avenida Primeiro de Maio (entre a Avenida Eduardo Elias Zahran e a Avenida Rodolfo José Pinho), Rua Euclides da Cunha (entre a Rua Rio Grande do Sul e a Avenida Ceará), Rua Antônio Maria Coelho (entre a Rua Rio Grande do Sul e a Avenida Ceará), Rua Rodolfo José Pinho (entre a Avenida Eduardo Elias Zahran e a Rua Coronel Manoel Cecílio), Rua da Divisão (entre a Avenida Graça Aranha e a Rua Gal. Gentil Marcondes), Rua 15 de Novembro (entre a Rua 13 de Maio e a Rua Rio Grande do Sul), Rua Barão do Rio Branco (entre a Rua 13 de Maio e a Rua 25 de Dezembro), Rua Marechal Cândido Mariano Rondon (entre a Rua 13 de Maio e a Rua Doutor Arthur Jorge), Rua 7 de Setembro (entre a Rua 13 de Maio e a Rua Rio Grande do Sul), Rua Doutor Arthur Jorge (entre a Rua Dom Aquino e a Avenida Rachid Neder).

O requerimento de abertura da solicitação a implantação de parklets pode ser feito através do site www.capital.ms.gov.br, com o mesmo assinado pelo representante da pessoa jurídica e o projeto arquitetônico do parklet proposto.