A+ A-

sábado, 20 de abril de 2024

sábado, 20 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Campo Grande

16/01/2017 19:00

A+ A-

Após registro de casos, Capital solicita mais doses de vacina contra febre amarela

Secretaria de Saúde de Campo Grande ligou alerta e já procura garantir imunização caso surto chegue a MS

O surto de casos de febre amarela em Minas Gerais, que decretou situação de emergência, assusta a população de outros estados, assim como Mato Grosso do Sul. Apesar de ainda não haver registro de nenhuma vítima do vírus, houve pequeno aumento na demanda para vacinação em postos públicos de Campo Grande e a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) já solicitou por mais doses.

Conforme a assessoria de comunicação da secretaria, a rede do município conta com 10 mil doses em estoque, que devem ser somadas às solicitadas ao Ministério da Saúde. As doses estão disponíveis em 67 postos de vacinação, entre UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UBSFs (Unidades Básicas de Saúde Familiar).

Cada unidade é abastecida quinzenalmente com 100 doses da vacina, o que seria suficiente para suprir a atual parcela de pessoas que buscam pela imunização. O atendimento para pacientes funciona entre 7h30 a 11h da manhã e 13h a 17h.

Surto

Há anos sob controle em áreas urbanas no Brasil, a febre amarela voltou a aparecer em 2016 no interior do Estado mineiro. A doença infecciosa é grave e provocada por um vírus do mosquito aedes aegypt que causa temperaturas altas, calafrios, cansaço, dores de cabeça e musculares, náuseas e vômitos.

O último boletim oficial divulgado pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais contabiliza 133 casos suspeitos da doença e 38 mortes. Destes, 20 já são considerados prováveis, pois houve confirmação a partir dos primeiros exames, com 10 óbitos ainda também sob investigação.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024