TJMS ABRIL 2024
A+ A-

terça, 16 de abril de 2024

terça, 16 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Campo Grande

23/08/2017 16:46

A+ A-

Árvores de canteiros das avenidas Afonso Pena e Mato Grosso passam por vistorias

Serão executados tratamentos fitossanitários que envolvem podas, remoção de galhos, plantio e controle de pragas

Com o objetivo de preservar e proteger as árvores dos canteiros centrais das Avenidas Afonso Pena e Mato Grosso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), inicia na próxima segunda-feira (28), a partir das 19h, as ações de manejo da arborização nesses locais. Serão executados tratamentos fitossanitários que envolvem podas, remoção de galhos, plantio, controle de pragas e, quando necessário, a realização de dendrocirurgia (técnica que objetiva a recuperação da árvore através da eliminação de tecidos necrosados com a posterior desinfecção através da utilização de fungicidas).

O trabalho será realizado com o acompanhamento técnico de agentes da Semadur e apoio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran). No total, foram avaliadas 43 espécies que passarão por algum tipo de intervenção, sendo 23 no canteiro da Avenida Afonso Pena, entre a Rua José Antônio e Avenida Calógeras, uma na Praça do Rádio, e outras 19 na Avenida Mato Grosso, entre a Rua Pedro Celestino e Calógeras.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, José Marcos da Fonseca, explicou a necessidade do manejo para proporcionar maior longevidade às árvores. “É importante entendermos a necessidade desse serviço, uma vez que são árvores consideradas centenárias, de relevância histórica e cultural para a cidade e que necessitam que um cuidado maior, além de estarem localizadas em vias de grande fluxo, o que exige essa atenção especial”, disse José Marcos.

O secretário também destaca que a prefeitura dispõe de técnicos habilitados para oferecer as corretas orientações e de dois viveiros municipais que realizam a doação de mudas. O cidadão que deseja realizar o plantio de espécie adequada às vias públicas pode entrar em contato com a Gerência de Arborização, pelo telefone 3314-3153.

Já para aquele que deseja solicitar poda ou remoção, a orientação é que o solicitante compareça pessoalmente, munido do documento de identificação e comprovante de residência (original e cópia), até a Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), dirija-se até o Protocolo Geral e solicite a abertura de processo referente à Poda/Remoção de Árvore. Após a abertura deste processo, o mesmo será encaminhado à Semadur para que o fiscal realize a fiscalização e seja emitido o laudo de vistoria. Somente após o laudo expedido pelo agente fiscal, o munícipe será autorizado ou não a realizar a poda ou a remoção da árvore.

A Semadur disponibiliza ainda em seu site o Guia de Arborização Urbana, uma forma prática e elucidativa quanto aos corretos procedimentos e técnicas para o planejamento da arborização. Trazendo informações como: a escolha adequada da espécie, forma correta de plantio e manutenção da árvore e ainda dicas sobre poda e remoção. O link disponível para download:

http://www.campogrande.ms.gov.br/semadur/artigos/arborizacao-urbana

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias