A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

28/09/2017 15:25

A+ A-

Árvores do campus da UFMS de Campo Grande serão identificadas e catalogadas

Os resultados da pesquisa poderão ajudar nas áreas de educação ambiental, de gestão de espaços e na própria gestão do câmpus

Valorizar as árvores por meio do reconhecimento das espécies sinaliza a proposta maior do projeto de pesquisa “Árvores notáveis da UFMS”, que pretende identificar a floresta urbana do Campus de Campo Grande.

“A ideia surgiu de uma necessidade, porque observamos que muitas disciplinas têm conteúdos relacionados ao meio ambiente, à proteção das árvores, mas os acadêmicos têm dificuldade em reconhecer o que está sendo protegido”, explica a coordenadora do projeto, a bióloga Jackeline Maria Zani Oliveira.

Para a pesquisadora, quando a comunidade, seja ela interna ou externa, passa a conhecer as árvores, que são patrimônio natural do campus, o indivíduo arbóreo ganha outra medida de importância e preocupação.

O projeto será desenvolvido em três etapas, com a participação ainda de alguns mestrandos em Recursos Naturais, doutorandos em Tecnologias Ambientais e do professor Antonio Paranhos, na criação do banco de dados, que terá informações de geoprocessamento, sensoriamento remoto e leitura de imagem para avaliação, por exemplo,  da área sombreada. Uma das entidades que apoia o projeto é a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU).

Os resultados da pesquisa poderão ajudar nas áreas de educação ambiental, de gestão de espaços e na própria gestão do câmpus.

A primeira fase será composta da identificação e catalogação das árvores notáveis. Nessa fase será feita a criação do banco de dados georreferenciado com a localização e numeração das árvores que receberão placas de identificação, que trarão nome científico, nome vulgar, origem, ocorrência, entre outras informações.

“Uma vez terminada essa primeira etapa, com as árvores georreferenciadas, e localização dessas árvores notáveis, poderemos fazer trilhas especificas, como a das palmeiras, ou das flores, trilha de raízes visíveis ou interessantes, entre outras”, completa Jackeline.

Para a segunda fase está proposta a criação de catálogo básico ilustrado e catálogos guias para grupos específicos, com disponibilização em formato digital e livro impresso, com detalhamento sobre as árvores notáveis, com informações sobre flores, frutos, épocas, entre  outros detalhes.

Está sendo estudada, ainda,  a possibilidade de criação e disponibilização de aplicativo digital, que permitirá a identificação das árvores ao passear pelo câmpus, com jogo de soma de pontos pela correta definição da espécie encontrada.

“Será um jeito de incentivar o reconhecimento das árvores notáveis. Outro beneficio desse projeto é ajudar as pessoas a se localizarem no câmpus, que é muito complexo. Quando as pessoas souberem identificar algumas das árvores poderão utilizá-las como referências dizendo: “vire aquela Aroeira, passe pelo Buriti, por exemplo”, anseia a professora Eliane.

As pesquisadoras destacam que o entorno do câmpus já está todo urbanizado. “O câmpus acabou sendo o último testemunho do que teria sido esse lugar. A UFMS possui uma RPPN – Reserva Particular de Patrimônio Natural, uma unidade de conservação e por estar  localizada na área urbana, geralmente recebe maior pressão do entorno urbanizado para desempenhar um papel urbanístico. Esta é a mais forte razão para que a área seja protegida, afirma a professora.”

Verde Perto

O projeto de pesquisa também será abastecido pelo projeto de extensão Verde Perto, iniciado este ano, e que objetiva dar maior conhecimento e vivências com as árvores do câmpus Campo Grande, por meio de oficinas de campo, em grupos de 15 a 20 pessoas.

“Queremos que o catálogo também reflita a leitura dos visitantes no projeto Verde Perto”, completa a bióloga.

No próximo dia 30 de setembro, o projeto irá receber os agricultores da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFMS (ICTP-UFMS) e no dia 21 de outubro será aberto ao público externo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas enviando email para o endereço: venhaverdeperto@gmail.com .

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024