Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Campo Grande

Avenida Lúdio Coelho fica às escuras após furto de cabos da rede subterrânea

Segundo a prefeitura, o serviço será retomado 'após aquisição do material necessário para reposição da fiação furtada'

22 fevereiro 2018 - 19h00Por Diana Christie

A Avenida Lúdio Martins Coelho está sem iluminação pública por todo o trecho da base área, que começa na Avenida Duque de Caxias. Segundo a prefeitura, o problema “é decorrente do furto de cabos da rede subterrânea” e o serviço será retomado “após aquisição do material necessário para reposição da fiação furtada”.

Em janeiro, a prefeitura denunciou o furto de 7,3 mil metros de fiação subterrânea, que se estendiam por 2,4 quilômetros em trechos das avenidas Eduardo Elias Zahran, Fenando Correa da Costa, rua Plutão e da Praça dos Imigrantes. O crime gerou um prejuízo de R$ 20 mil aos cofres públicos.

Foram levados 3 mil metros  de fios da Rua Plutão; 2 mil da Zahran; 2 mil metros da Fernando Correa da Costa e 300 metros da Praça dos Imigrantes. A ação dos ladrões, na esquina da Fernando Correa da Costa, foi registrada por câmeras de monitoramento. Na Avenida Zahran foram duas investidas sempre aos finais de semana durante a madrugada.

Em avenidas como José Barbosa Rodrigues, Ernesto Geisel, onde já foram registrados furtos de cabeamento, a fiação subterrânea foi substituída por redes aéreas, que embora esteticamente não seja a solução mais indicada, têm a vantagem de dificultar o trabalho dos ladrões. Outra opção seria aumentar de 40 centímetros para 1 metro a valeta onde a fiação é “enterrada”, o que reduz  em torno de 40% do seu o tempo de vida.

Registro policial

Todos os casos de furtos geram boletins de ocorrências para desencadear um processo de investigação da Polícia. Em setembro do ano passado, por exemplo, foram recuperados 70 metros da fiação que havia sido furtado de um trecho da Avenida Professor José Barbosa Rodrigues.

No segundo semestre de 2017, a prefeitura teve que gastar R$ 140 mil na compra de fios para restabelecer a iluminação em praças como as do Bairro Guanandi, do Jardim dos Novos  Estados.