PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024
PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024 2
A+ A-

terça, 23 de abril de 2024

terça, 23 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Campo Grande

há 5 anos

A+ A-

Azambuja vai recorrer de decisão que determina reabertura de escolas: 'perdemos 45 mil alunos'

Segundo o governador, dinheiro economizado com fechamento de escolas deve ser investido na expansão do ensino integral

O Governo de Mato Grosso do Sul vai recorrer da decisão da Justiça Estadual que determinou reabertura de três escolas, todas em Campo Grande. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) afirmou que vai levar as razões para a determinação da Secretaria Estadual de Educação sobre as unidades, já que em dez anos seriam 45 mil alunos a menos na educação pública estadual.

A decisão judicial foi divulgada na sexta-feira (18) e foi proferida pelo juiz Marcel Henry Batista de Arruda, da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos Individuais e Homogêneos de Campo Grande. As unidades escolares devem, conforme a Justiça, voltar a atender a comunidade pelo menos até o fim deste ano.

As escolas que haviam sido fechadas são a Escola Estadual Riachuelo; Professor Otaviano Gonçalves da Silveira Júnior e Zamenhof. A medida pede ainda o retorno do período noturno da escola Consuelo Muller. Ao todo, as três atendiam 1.300 alunos.

A determinação, divulgada na tarde desta sexta-feira (18), atende pedido da Defensoria Pública, que ajuizou ação civil pública contra o Estado. O órgão argumentou que o fechamento das unidades não foi submetida ao Conselho Estadual de Educação e sequer houve planejamento adequado para a devida alocação dos estudantes em outras escolas. 

Para o governador, se trata de uma ''ingerência do Poder Judiciário sobre uma questão administrativa''.

''Lógico, nós vamos recorrer, até porque a decisão leva em conta que nos últimos 10 anos perdemos 45 mil alunos. A taxa de natalidade é menor e há menos alunos, isso é uma reorganização do Estado e vai acontecer este ano, nos próximos anos, nos governos que virão. Estamos transferindo alunos de uma escola a 100 metros da outra, é custo, principalmente ao contribuinte, e sem prejudicar o aluno que vai ter aula regular'', justificou Azambuja.

O governador afirmou ainda que com a redução dos gastos, que não especificou em números, seria possível encaminhar verbas para a expansão do ensino integral, reformas de escolas e melhorias no transporte escolar.

''Espero que o Poder Judiciário analise profundamente essa questão da diminuição dos alunos, não dá pra manter mais as 366 escolas'', finalizou.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024