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Campo Grande

Com empreendedorismo, Cassems triplica estrutura e cresce 10 anos em 5

Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul existe desde 2000

03 setembro 2016 - 13h38Por Mariana Anunciação

A Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul, a Cassems, foi criada após a reforma administrativa do Estado em 2000, a partir da extinção do órgão que oferecia assistência à saúde aos servidores públicos estaduais, conhecido como Previsul. O médico cardiologista Ricardo Ayache comanda a Cassems desde junho de 2010, segue na presidência da instituição até 2019 e já conta suas vitórias.

Mas até chegar ao posto de liderança ele iniciou o trajeto com a faculdade de medicina, formando-se em 1993 e fez residência médica em São Paulo. No ano de 1998 voltou para Campo Grande e, em 1° de dezembro de 1999, foi nomeado diretor de assistência da saúde do Previsul, na época do Governo de Zeca do PT.

Ayache participou de todo o processo de extinção do Previsul e se tornou diretor de assistência à saúde da Cassems logo na criação até o ano de 2010, quando foi eleito vice-presidente da Cassems, na chapa de Lauro Davi.

“Ao longo desses anos à frente da presidência buscamos radicalizar na profissionalização da gestão, trabalhamos muito com informatização, busca da informação mais rápida possível, implantamos programas de treinamentos, uma universidade corporativa dentro da Cassems, estimulando a graduação e a pós-graduação de nossos colaboradores”, contou.

Investimentos

Dentre os feitos, Ayache destaca a criação do primeiro portal da transparência de um plano de saúde em 2013. “Também costumo dizer que radicalizamos na democratização da Cassems debatendo de forma muito aberta com os servidores públicos todos os desafios que tínhamos pela frente e quais os caminhos a percorrer. Isso permitiu que tomássemos diversas medidas do ponto de vista administrativo, mas que nós ousássemos na criação de três Centros de Prevenção e aumentássemos os números de hospitais”.

 

(Foto: Geovanni Gomes. Fachada da Cassems em Campo Grande) 

O Hospital de Coxim foi feito na sua gestão, assim como muitas melhorias. “Compramos o Hospital de Três Lagoas, o de Naviraí nós compramos e ampliamos, nós compramos o de nova Andradina, ampliamos o de Ponta Porã e o de Dourados, criamos vários Centros de Diagnósticos, um deles aqui em Campo Grande. Estamos concluindo o Hospital de Campo Grande além do projeto do Ônibus da Saúde, que faz a prevenção do Câncer feminino”, salientou.

Nesses seis anos, a Cassems praticamente triplicou de tamanho. “A Cassems hoje é duas vezes e meia maior. Costumo dizer que nós fizemos 10 anos em cinco, e triplicamos nosso fundo de reserva, cumprindo todas as exigências da Agência Nacional de Saúde. É um plano que tem grande satisfação dos beneficiários e caminha para o desenvolvimento ainda maior, nos próximos anos”, explicou.

Empreendedorismo

Ele conta que o segredo de sucesso é a gestão profissionalizada e embasada naquilo que é melhor para a Cassems e o beneficiário. “Quando você tem a premissa de fazer o melhor, você começa a tomar as medidas necessárias para cumprir seus objetivos. Temos uma equipe preparada que comprou a ideia, com apoio integral dos movimentos sindicais que congregam os servidores públicos, profissionalizando a gestão. Claro, com visão empreendedora”, avaliou.

Com a reeleição nesse ano, o fim da gestão é só em abril de 2019. “Temos um trabalho grande pela frente, nós estamos terminando o Hospital de Campo Grande, iniciando o de Corumbá, ampliando o de Nova Andradina, estamos finalizando um Centro de Prevenção em Dourados, tem um monte de coisas para fazer e, passo a passo, vamos alcançando essas conquistas”, diz, otimista.

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 (Foto: Geovanni Gomes. Obra do Hospital da Cassems na Capital sendo concluída)

 

Marca da gestão

O Hospital de Campo Grande é a prioridade do momento, já que a intenção é colocá-lo em funcionamento no dia 6 de outubro e alcançar excelência.

“Gostaria de ser lembrado como alguém que soube ouvir os servidores públicos e conseguiu fazer uma gestão profissionalizada, entregando uma saúde de qualidade e humanizada para os servidores. Acho que é isso que gostaria de deixar como marca”, concluiu.