Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
TRANSPARÊNCIA GOV MS
Campo Grande

Cronograma estabelece locais de vacinação contra febre amarela e BCG na Capital

O cronograma está disponível nas unidades básicas de saúde para orientar moradores e usuários

18 janeiro 2018 - 09h55Por Dany Nascimento

Um cronograma de aberturas de doses da vacina de Febre Amarela e BGC foi lançado pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) desde janeiro do ano passado, por  meio da Divisão de Imunização da Superintendência de Vigilância em Saúde, para otimizar o uso dos frasco.

De acordo com a enfermeira Emmanuela Lopes, gerente técnica  de imunização do Município, cada ampola contém de 5 a 10 doses, com prazo de validade de 6 horas quando aberto. Desta forma, as salas de vacina obedecem ao cronograma para melhor aproveitamento das doses.

Diariamente pelo menos uma sala de vacinação atende a população nas sete regiões da Capital. O cronograma está disponível nas unidades básicas de saúde para orientar moradores e usuários.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Sesau, Mariah Barros, explica que, no caso da vacina contra Febre Amarela, o Ministério da Saúde passou a recomendar, desde o ano passado, a aplicação de uma dose única para as áreas com exigência de vacinação em todo país.

“Portanto, aquela pessoa que já tomou a vacina contra Febre Amarela em algum momento da vida  já está imunizado e não há necessidade de fazer o reforço”, pondera.

O Governo Federal pedia que os moradores das áreas com recomendação, e quem fosse viajar a estes locais, tomassem uma dose da vacina e, após 10 anos, recebessem um reforço.

Segundo a prefeitura, apesar dos casos recentes registrados em municípios do Estado de São Paulo e no Sul de Minas Gerais, a coordenadora reforça que não há motivos para pânico. Até o momento não houve nenhuma orientação do ministério para fazer a antecipação de campanhas e as vacinas estão disponíveis nas unidades.