A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Campo Grande

02/01/2018 18:10

A+ A-

Após atender 69 quedas de árvores em 2017, Defesa Civil espera janeiro tumultuado

Órgão alerta que período de chuva e vento intensos deve aumentar estatística nas próximas semanas

A Defesa Civil de Campo Grande finalizou balanço de ocorrências registradas durante o ano de 2017 e, somente em relação à queda de árvores, contabiliza 69 atendimentos. Destes, 33 foram registrados no mês de outubro, 10 em novembro e oito em agosto.

Em dezembro, foram apenas três chamados. Atendimentos para verificação de árvores em risco de queda foram maiores em novembro, com 13 chamadas, seis em outubro e quatro em maio.

Já em janeiro, esse volume de trabalho aumenta as estatísticas em relação ao mês anterior, devido às fortes chuvas e ventania na Capital. Nesta terça-feira (2), a chuva causou estragos em alguns pontos da cidade além da queda de árvores, a instabilidade da energia elétrica e aumento de buracos no asfalto.

(Foto: Defesa Civil Municipal)

As regiões mais afetadas pelo vento intenso, de quase 50 km/h, foram os bairros Carandá Bosque e proximidades do Parque dos Poderes, segundo levantamento do meteorologista Natálio Abrão, do centro de meteorologia da Uniderp.

Falta manutenção

Segundo monitorado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) no primeiro semestre de 2017, a fila de espera para atender pedidos de remoção de árvores sob risco de queda era de 850. Qualquer iniciativa que afete árvores de passeio exige autorização da prefeitura, ou seja, a retirada por conta própria é ilegal e rende multa.

O motivo da fila seria a falta de contrato para terceirização da fiscalização, que se encerrou no final de 2016. Conforme levantamento do órgão, até o início do ano passado 60% das árvores na região urbana eram consideradas velhas e com necessidade de manutenção.

(Foto: André de Abreu/Arquivo)

Para remover ou podar árvores é preciso dirigir-se à Central de Atendimento da Prefeitura Municipal, localizada na Rua Marechal Cândido M. Rondom, nº 2.655 em frente à Maternidade Cândido Mariano, com documentos pessoais e a localização precisa das árvores.

A reportagem tentou entrar em contato com a assessoria de imprensa do município, mas até o fechamento desta matéria não recebeu respostas.

Chuva

Previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta que a semana ainda deve ser bastante chuvosa, com ventos de até 60 km/h nesta quarta-feira (3), sendo somente a próxima quinta-feira (4) com predomínio de sol.

Outras regiões de Mato Grosso do Sul também passam por período crítico. O Imasul (Instituto do Estado), emitiu alerta para o alto nível do Rio Miranda. Conforme os dados da Sala de Situação, nas últimas 96 horas foram registrados 79 milímetros em volume de chuva na região. 

 

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias