Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
PREFEITURA CAMPO GRANDE MARÇO 2024 3
Campo Grande

Escolas públicas de Campo Grande recebem rondas de programa que vai envolver família e polícia

Se projeto der certo, será estendido a todo o Estado

22 outubro 2017 - 11h30Por Thiago de Souza

29 escolas municipais e 31 estaduais, que integram o programa “Escola Segura, Família Forte”, começaram a receber reforço policial, no início desta semana, em Campo Grande. A ação é parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado.

O reforço no policiamento conta com seis viaturas e 20 policiais que terão presença constante nas escolas e passarão nas unidades em horários alternados do dia, durante os turnos escolares.

A equipe, segundo a Sejusp (Secretaria de Estado, Justiça e Segurança Pública), é formada por equipes especializadas da Polícia Militar. Junto do policiamento ostensivo, será feito um trabalho de um trabalho de auxílio no combate e prevenção dos atos de vandalismo, violência e consumo de drogas que possam ocorrer nas proximidades da escola.

Por isso, os profissionais que participam do “Escola Segura, Família Forte” receberam treinamento especial para lidar com alunos, pais e professores. A ideia é que se estabeleça um vínculo de confiança com a comunidade escolar, o que irá facilitar a aproximação dos pais e professores para relatar os problemas que observam no entorno da escola.

Essa relação de confiança é na opinião do diretor Claudemir Carvalho, da escola municipal Nerone Maiolino, no Jardim Vida Nova, um dos principais pontos do programa. A unidade conta com 1.630 alunos da pré-escola a EJA (Educação de Jovens e Adultos) e funciona nos três turnos.

“Nós já recebemos o apoio da Guarda Municipal e agora com a presença constante dos policiais, os pais ficarão mais tranquilos porque irá inibir a presença de pessoas estranhas nas redondezas e que possam ter más intenções”, afirmou.

Conforme o programa, os diretores de escola poderão acionar a PM via Whatsapp, o que amplia o canal de comunicação entre as partes.

Ampliação

O programa, segundo a Sejusp, será testado em Campo Grande, e confirmada a efetividade da ação, será estendida aos demais municípios do estado.