Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024
Campo Grande

Estátua de Manoel de Barros é instalada e Campo Grande ganha novo ponto turístico

Governador destacou que obra faz parte das comemorações dos 40 anos de criação do Estado

19 dezembro 2017 - 11h05Por Airton Raes e Rodson Willyams

A estátua de bronze do poeta Manoel de Barros foi inaugurada nesta terça-feira (19) no canteiro da Avenida Afonso Pena, esquina com a Rua Rui Barbosa, centro de Campo Grande. O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), destacou que a obra faz parte das comemorações dos 40 anos de criação do Estado e lembrou que o poeta encantou o Brasil.

“Agora Manoel fica como ele queria. De costas para o nascer, frente ao pôr do sol e embaixo de uma figueira”, disse.

O secretário estadual de Cultura e Cidadania, Athayde Nery, explicou que a instalação da estátua significa uma conjugação com a natureza. “Uma vez que o Manoel de barros queria se tornar uma arvore”. Também destacou que a escultura se torna uma referência para Mato Grosso do Sul.  

Azambuja também destacou que como a obra fica bem no coração de Campo Grade, todos  que vêm dos bairros distantes vão conseguir ver, Inclusive os trabalhadores que utilizam o transporte coletivo.

Durante o evento, o artista Ique Woitschach entregou replicas da obra para nora de Manoel de Barros, Maysa Barros, para o prefeito de Campo Grande Marcos Marcello Trad (PSD) e ao governador Reinaldo Azambuja. Para Ique, a estátua é a realização de um sonho. Ele contou que concebeu o trabalho após um encontro que teve com Manoel de Barros. Ique também disse que uma parceria com a Energisa vai possibilitar a iluminação da estatua para compater o vandalismo.

Marquinhos Trad afirmou que Campo Grande ganhou um presente, mas que agora cabe a população preservar o patrimônio. “Não pode pichar, nem depredar, Chutar ou cuspir na estátua. Infelizmente a prefeitura não tem condições de deixar um guarda armado 24 horas no local. Campo Grande é uma cidade civilizada e tem regramento. Vai depender da população”, disse.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Nilde Brun, destacou que foi firmada uma parceria pública privada com a Churrascaria ZItão que ficara responsável pela manutenção da escultura e da parte do canteiro central onde ela está localizada. “Agora campo grande passa a ter um novo ponto turístico”, completou.