A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Campo Grande

24/05/2017 15:15

A+ A-

Ex-triatleta que pegou infecção hospitalar após cirurgia vai ser indenizado pelo El Kadri

Por conta do problema, paciente teve de fazer mais 24 cirurgias ao longo de nove anos

Um ex-triatleta que contraiu infecção hospitalar após uma cirurgia no joelho será indenizado em 300 mil reais pelo Hospital El Kadri, em Campo Grande. A decisão foi dos desembargadores da 2ª Câmara Cível e divulgada nesta terça-feira (24). 

Conforme o processo, em dezembro de 2009 o paciente fez uma cirurgia de reconstrução de ligamentos cruzados do joelho direito, por meio de vídeo, e já no dia seguinte recebeu alta. 

Porém, retornou ao hospital dez dias depois reclamando de fortes dores, sendo constatada infecção por bactérias (osteomielite), que não permitiram a cicatrização da operação, e levou a necessidade de outras 24 cirurgias no local, ao longo de nove anos. 

Em sua defesa, o Hospital El Kadri alegou que não houve nenhum registro de infecção por Microbactéria de Crescimento Rápido entre os anos de 2005 e 2011. Ponderou ainda que, dentre as 31 cirurgias realizadas na mesma data do procedimento do autor, somente ele apresentou problema. 

Também informou que mantém uma equipe para controle de  infecção hospitalar e equipamentos de última geração que realizam a esterilização dos materiais cirúrgicos. A defesa da unidade médica tentou argumentar também que o paciente sofreu processo infeccioso fora do hospital, e não uma infecção hospitalar.

Ao decorrer do processo foi realizada pericia judicial, em que se constatou que a infecção é decorrente da cirurgia e não foi adquirida fora do ambiente hospitalar, como sustentava a ré. 

O relator do processo, desembargador Alexandre Bastos, ressaltou em sua decisão que o hospital assumiu o risco em liberar o paciente no dia seguinte ao procedimento cirúrgico, confessando ainda, de forma expressa, que havia alto risco de infecção no pós-operatório e, assim, “assumiu um risco provável''. 

No entender do desembargador, o hospital mostrou-se negligente, sabedor dos riscos de infecção causada por cirurgia realizada por vídeo. 

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias