TJMS MARÇO 2024
Menu
terça, 19 de março de 2024 Campo Grande/MS
PREFEITURA CAMPO GRANDE MARÇO 2024
Campo Grande

‘Faxina’ na Semadur continua após erro na taxa de lixo

Na semana passada, prefeito já havia mudado a direção da Superintendência de Fiscalização e Gestão Imobiliária

25 abril 2018 - 11h30Por Diana Christie

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) fez mais mudanças na Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana), que passou por reformulação após a polêmica da taxa do lixo. Desta vez, a troca ocorreu na Superintendência de Fiscalização e Gestão Urbanística, com a saída de Miguel de Oliveira Rocha.

Segundo o Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), edição extra desta terça-feira (24), Miguel será substituído por Maria Giovana Souza Viana. Na semana passada, ele já havia retirado Elias Makaron Neto da Superintendência de Fiscalização e Gestão Imobiliária, que foi substituído por Rosemeire Aparecida Cristado Palmeira.

Além deles, mais um servidor de confiança foi trocado dentro da Semadur. Salvador Barbosa Irala deixou a Função de Confiança de Analista de Processo, símbolo FC-2, para dar lugar a Amir Cristaldo. Já Miguel de Oliveira Rocha tinha perdido a designação de Gestor Operacional, símbolo FC-4, para Maria Giovana Souza Viana.

Taxa de lixo

Inclusa inicialmente no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), a taxa de lixo gerou revolta entre os contribuintes por causa do novo cálculo, que aumentou consideravelmente a cobrança. Após a polêmica, a prefeitura refez o cálculo e emitiu novos carnês, que foram distribuídos no início do mês.

As pessoas que já pagaram a cobrança no valor antigo puderam solicitar a restituição ou deixar a diferença nos cofres da prefeitura, para receber em forma de desconto na taxa do ano seguinte. Por se tratar de uma taxa, o valor só pode ser utilizado para fim específico. No caso, o pagamento da empresa responsável pela coleta.

Quem não recebeu o carnê em casa, pode acessar o site da prefeitura de Campo Grande, no endereço: www.campogrande.ms.gov.br/taxadolixo. O acesso ocorre por meio de um banner localizado na parte superior da página, acima das notícias. Com as mudanças, 86% dos contribuintes pagarão entre R$ 20 e R$ 200 pela coleta.