Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Campo Grande

Final feliz: 31 anos depois, garoto criado em MS e adotado por ingleses reencontra pai e mãe

Ele não fala português, mas em vídeo reconheceu algumas palavras da tia e chorou

18 janeiro 2019 - 07h00Por Thiago de Souza

Depois de uma angústia que durou 31 anos, o brasileiro Edson Sanderson, adotado por um casal de ingleses aos oito anos, conseguiu localizar o que tanto procurava: pai e mãe biológicos. Para isso, contou com a força das redes sociais e de pessoas que ele chama de 'cavalheiros'. Hoje, o garoto criado em Sonora, ao norte de MS, não vê a hora de voltar às origens.

Edson mora na Inglaterra desde que saiu daqui. É casado com uma inglesa e tem cinco filhos pequenos, sendo três meninos e duas gêmeas. Ele conta que a busca pela própria história começou objetivamente com a publicação de um cartaz, escrito pela esposa, com ajuda de um amigo de São Paulo que traduziu a mensagem.  

No texto, que a mulher de Edson publicou em um site de vendas de Sonora, ele anuncia que morou na cidade quando tinha oito anos e que nunca mais viu a mãe, identificada como Marineth Martins Pereira, nascida em 14/03/1951.

Cartaz publicado por Edson o ajudou a achar os pais. (Foto: Reprodução Facebook)

A postagem foi compartilhada 1.500 vezes na rede, salienta Edson, o que foi um grande passo para encontrar a mãe.

''De repente meu telefone tocou e minha mulher, quase chorando, disse: 'acho que nós encontramos seu pai e seu irmão'', relembra. E acrescenta: ''meu coração quase explodiu de tanta felicidade, mas ainda precisava saber se era verdade''.

E era verdade. Jairo Mascen, amigo que mora em São Paulo e é investigador especializado em casos de família, junto da colega Andrea Pifer, pesquisaram os registros eleitorais e descobriram que a mãe de Edson mora em Santos.

''Meu amigo Jairo foi lá e me disse que ela ficou muito feliz em saber que estou vivo e que isso lhe deu motivação para reencontrar os outros dez filhos que teve'', revelou.

De quebra, o brasileiro encontrou uma sobrinha chamada Dabyla. Ela lhe mostrou fotos de Ananias Marques Barbosa, o pai de Edson, que mora em Campo Grande, e emocionaram o tio.

''Eu disse: 'Oh meu Deus', como eu me pareço com meu pai'', destacou emocionado.

Edson é casado e vive na Inglaterra com cinco filhos. (Foto: Reprodução Facebook)

Emoção

A postagem de Edson chegou até uma das tias paternas, que mora em Campo Grande. Ela disse ter reconhecido o sobrinho porque ele se parece muito com o pai. Apesar de ''Edinho'', como ela o chama, não falar português, ele reconheceu algumas palavras dela e chorou muito.

A prima Luciana lembra revela que certa vez a mãe de Edson foi até São Paulo procurar outro filho que tinha. A informação é que ele teria ido comprar comida, se perdeu e nunca mais foi achado.  

Ele não fala nenhuma palavra em português e por isso ainda não conversou com os parentes. No entanto, pretende preencher uma lacuna que ficou em branco durante três décadas.  

''Quero saber com quem eu pareço e que personalidade eu herdei. E o mais importante: contar minhas experiências desde que os perdi, inclusive apresentar minha esposa e minhas crianças. Eu me sinto completo'', revelou.

A procura de Edson também foi mostrada pelo TopMídiaNews em dezembro de 2018. Uma voluntária na procura de pessoas desaparecidas e dona do grupo ''Busco Minha Família Trabalho Voluntário'', Daniele de Aires, viu a matéria e conseguiu encontrar ao menos dois irmãos de Edson e manteve contato com eles.

Apesar da felicidade, Edson quer muito encontrar um outro irmão, que se chama Emerson.