Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
RESULTADO GESTÃO MS
Campo Grande

Força-tarefa vai atuar no carnaval para impedir adolescentes de consumir álcool

Exploração sexual desse público também é preocupação de autoridades

21 fevereiro 2017 - 17h28Por Thiago de Souza

Com o slogan ''Sua melhor selfie não precisa de álcool'', uma força-tarefa composta de autoridades e apoiadores vai atuar nos principais eventos carnavalescos da cidade para evitar que crianças e adolescentes consumam bebidas alcoólicas e sejam submetidas a abusos sexual e do trabalho. 

A juíza da Vara da Infância, Juventude e Idoso da Capital, Katy Braun do Prado, reuniu autoridades policiais, carnavalescos e membros de entidades de proteção à criança para traçar estratégias a fim de evitar abusos a esse público. 

Uma das medidas propostas na reunião é orientar vendedores de bebidas alcoólicas a não praticar a venda para crianças ou adolescentes. Os fiscais da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) vão  ajudar na orientação e fiscalização desse tipo de comércio. 
Também, manter o funcionamento do transporte coletivo durante à noite, enquanto houver eventos. O conselho tutelar, o poder Judiciário e o Ministério Público trabalharão em regime de plantão, com recomendações específicas sobre os direitos das crianças e adolescentes. As unidades básicas de saúde que receberem menores em estado de embriaguez ou sob efeito de drogas terão de informar o MPE. 

A orientação da Coodenadoria da Infância e Juventude de Campo Grande é que os pais precisam saber onde seus filhos irão e autorizar esta saída, impondo um limite de horário e retorno para casa. 

Segundo a magistrada, Katy Braun, as crianças e adolescentes que forem encontradas desacompanhadas de seus responsáveis serão encaminhadas para os pais, e a recusa destes pais ou tutores em assumir a responsabilidade de levar para casa e pôr em segurança seu filho ou pupilo podem ser responsabilizados civil e criminalmente. 

Durante os festejos de Carnaval é possível fazer denúncias de casos de abusos e exploração sexual de crianças e adolescentes pelos telefones 0800 647 1323 (estadual) e 100 (nacional).