Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024 2
Campo Grande

Gestão Olarte deixa comida estragar e escolas ficam sem merenda

10 setembro 2015 - 18h09Por Alessandra Carvalho

Os pais das 135 crianças que estudam no Ceinf (Centro de Educação Infantil) Zacarias Vieira de Andrade, no bairro Rita Vieira na Capital, estão revoltados e arrecadando dinheiro para comprar carne, verduras e frutas para abastecer o depósito de alimentos e garantir o almoço dos filhos. Isso porque a atual administração municipal, comandada por Alcides Bernal (PP), recebeu a prefeitura com uma tonelada de alimentos estragados, deixados pela gestão anterior.

  

O presidente da asssociação dos pais e mestres do Ceinf, Fábio Luiz Gadda, disse que foi à escola na sexta-feira (4), e perguntou para a merendeira o que as crianças iriam comer no almoço. “A funcionária não disse nada e ficou sem graça. E perguntei novamente. Entrei na cozinha e não achei nada de mistura. Tinha arroz e feijão e fiquei indignado. Liguei na Semed (Secretaria Municipal de Educação), e ficaram enrolando”.

Fábio procurou a 27ª Vara da Infância e Juventude e protocolou o pedido da compra dos alimentos para as crianças do Ceinf. “Na Semed pediram para entrar em contato com a Suali (Superintendência de Abastecimento Alimentar). Não tinha respostas concretas de ninguém que no próximo dia de aula iria ter frutas e mistura no alimento das crianças. Fui a Justiça e fiz o protocolo para que seja solucionado o mais rápido possível”.

Após o feriado do dia 7 de Setembro as aulas no Ceinf voltaram e  os pais fizeram compras para garantir o almoço, café da manhã e lanche para os filhos.  “Esse descaso da falta de merenda ocorre desde julho deste ano. Vários pais ligaram na Semed e após as denúncias  mandavam alguns alimentos no Ceinf por causa da reclamação. Tive somente uma resposta. Os funcionários da Semed disseram que não pode fazer nada devido a falta do Secretário de Educação ”.

Na terça-feira (8), o prefeito Alcides Bernal esteve no Ceinf para conferir a falta de alimentos e disse que está tomando providencias. “Ele veio aqui olhou tudo e explicou que estava há cinco dias úteis na Prefeitura da Capital e que iria providenciar os alimentos.  Os pais continuam ajudando. Arrecadamos R$ 200 e compramos alimentos que durou até hoje (9), e para amanhã conseguimos mais R$ 304 . Vamos aproveitar a quinta-feira verde nos supermercados para garantir a promoção de frutas e verduras”.

A Vigilância Sanitária compareceu na Central Municipal de Compras e encontraram 980 quilos de carne estragadas, feijão, arroz e macarrão que estavam estocadas em uma câmara frigorifica.  


Veja o vídeo: