Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Campo Grande

Igreja abre espaço para gays e transgêneros e promove caminhada dos 'mártires' na Orla Morena

Evento terá palestras, cantos e confraternização neste sábado

28 outubro 2017 - 08h58Por Liziane Berrocal

Se algumas organizações religiosas fecham as portas para quem tem orientação homossexual ou transgênero, os anglicanos vão na contramão deste movimento e, neste sábado (28), realizam uma caminhada para chamar a uma reflexão sobre o tema.

A partir das 17h, na Orla Morena, acontece a 3ª Caminhada dos Mártires, organizada por nove organizações com o objetivo de lembrar aqueles que lutaram e morreram defendendo os mais necessitados, excluídos, marginalizados e agredidos por conta de gênero e orientação sexual. 

Após a caminhada por trecho da Avenida Noroeste cantando hinos religiosos, os participantes retornam ao ponto de partida para a celebração do Ofício Divino, na Orla Morena, na equina da Rua Plutão, onde será feita uma palestra sobre o assunto. 

Segundo a organização, o evento tem o tema “Profetas e Profetizas do Reino em Defesa da Mãe Terra” e é organizado pelo Núcleo da Rede Celebra com o apoio da Igreja Anglicana, Centro de Defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos (CDDH) Marçal de Souza, Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Salesianos Dom Bosco (SDB), Coordenação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONERQ/MS), Instituto Jesus Adolescente (IJA), Pastoral Indigenista e Pastoral de Migrantes.

O evento é aberto à população, que pode contribuir com frutas que serão distribuídas ao final do evento. “Recomendamos que cada participante leve um banquinho para sentar nos momentos de celebração do Ofício Divino”, orientam.

A partir das 15h será organizada a Tenda dos Mártires, que terá a celebração do Liturgista Pe. Mirim, de Belo Horizonte (MG). Os interessados podem contribuir individualmente com R$ 10 para o auxiliar com os custos do evento.

História

A Caminhada dos Mártires é realizada desde 2015 entre os meses de outubro e novembro e é  um momento de união de diversos segmentos religiosos com o objetivo de manter viva a memória das ações praticadas por aqueles que derramaram seu sangue em prol dos menos favorecidos e manter fresca a lembrança que a entrega ao próximo é necessária e atual, pois a cultura da violência permanece enraizada na sociedade.

Serviço

3ª Caminhada dos Mártires

Sábado, 28/10, com saída às 17h da Orla Morena (esquina com a Rua Plutão). O evento é aberto à população e gratuito. Palestra do Liturgista Pe. Mirim (BH) às 15h no mesmo local com inscrições a R$ 10.