Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
PREFEITURA CAMPO GRANDE MARÇO 2024 3
Campo Grande

Marquinhos fala em 'conversa', mas não garante reajuste de professores neste ano

Trad já esteve reunido com a diretoria da ACP, que representa a classe em Campo Grande

22 janeiro 2017 - 13h30Por Rodson Willyams com informação da ACP

O prefeito Marquinhos Trad, do PSD, afirmou que esteve reunido com a diretoria da ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública) para iniciar o primeiro diálogo com a classe. Trad informou ao TopMídiaNews que as negociações 'estão caminhando para um entendimento', mas não garantiu cumprir o reajuste salarial da classe.

No início deste ano, o Ministério da Educação, que determina o piso salarial dos professores, determinou o reajuste de 7,64% a partir de janeiro de 2017. Com o aumento, o salário-base passa dos atuais R$ 2.135,64 para R$ 2.298,80. Agora, cabe aos Estados e municípios cumprir a Lei.

Conforme a ACP,o encontro com Marquinhos ocorreu por conta de 'interesse dos profissionais da educação pública'. Foram tratados temas como a Lei do Piso Salarial, gestão democrática nas unidades da REME (Rede Municipal de Saúde), pagamento do restante do 13º salário, chamada de aprovados em concurso e estabelecimento de cronograma de pagamento dos servidores ativos e aposentados.

O presidente da ACP, Lucílio Souza Nobre, revelou que a reunião com Marquinhos Trad foi produtiva. “Conseguimos tratar de assuntos primordiais para a categoria e o prefeito fez importantes compromissos, como em relação ao cumprimento da lei do piso e implantação das eleições para diretores”.

À categoria, Marquinhos garantiu que fará esforços para cumprir a Lei do Piso para 20 horas. “Eu farei tudo o que for possível e estiver dentro da legalidade. Assim que a equipe terminar os estudos financeiros, apresentaremos uma proposta sobre qual índice de correção poderemos dar para avançar no Piso Salarial”. 

Piso

O secretário de formação Sindical da ACP, Gilvano Bronzoni frisou que o sindicato está aberto ao diálogo para avançar nas questões essenciais para a educação pública municipal.

"Nos próximos dias, a diretoria da ACP seguirá agendando novas reuniões para ouvir da equipe municipal a proposta para cumprimento da Lei do Piso 5.411/14, uma vez que o acordo judicial firmado com a prefeitura na negociação salarial de 2016 prevê a primeira quinzena de fevereiro como a data limite para o Poder Executivo apresentar a forma de aplicação do percentual que falta para a equiparação do Piso Municipal com o Piso Nacional do Magistério", finaliza.