A+ A-

quarta, 24 de abril de 2024

quarta, 24 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Campo Grande

há 6 anos

A+ A-

Mesmo sem surto, procura por vacina de febre amarela dispara na Capital

A coordenadora de vigilância epidemiológica afirma que a maioria das pessoas que procuram a vacina vieram de outros estados para morar na Capital

A população campo-grandense deve ficar atenta e entender que não existe surto de febre amarela na Capital.  A dose da vacina está sendo fornecida em algumas unidades diariamente, obedecendo um cronograma criado pela prefeitura. De acordo com a coordenadora de vigilância epidemiológica,  Mariah Barros, como a cidade sempre forneceu a vacina, a grande maioria dos vacinados são aqueles que vieram de outras cidades e até mesmo, aqueles que estão com viagem agendada para áreas de risco.

Mariah explica que cada frasco serve para vacinar dez pessoas. “Depois que a dose é aberta, ela tem validade por seis horas. Conseguimos vacinar dez pessoas com uma dose, mas as pessoas têm que entender que não é momento para pânico, até porque Campo Grande sempre forneceu a vacina, então a grande maioria está imune já. A maioria das pessoas que procuram a vacina, são aqueles que vieram morar aqui. As pessoas que vão viajar para o Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo que devem ficar atentas para vacinar”.

Segundo a coordenadora, as pessoas precisam verificar na carteira de vacina se consta febre amarela, verificar a validade, já que a dose passou a ser única em 2017. “Antes a validade era dez anos, então para a pessoa não perder a viagem até a unidade de saúde é importante que ela olhe o cartão de vacina, se não consta ou se ela apenas pegou comprovante e perdeu, vai até a unidade que consulta no sistema para verificar se a pessoa necessita ou não”.

Nesta terça-feira, a vacina é oferecida no UBSF Jd. Seminário, UBS Estrela do Sul, UBSF Nova Lima, UBSF Jardim Paradiso, UBSF Alves Pereira, UBS Aero Rancho, UBSF Paulo Coelho,  UBS Cidade Morena. UBS Lar do Trabalhador, UBSF Serradinho, UBSF Portal Caiobá, UBSF Tarumã e UBSF Sírio Libanês. De acordo com Mariah, não houve o registro de grandes filas para receber a dose e o balanço total de vacinados deve ser divulgado em fevereiro.

Natali Amorim, 27 anos, estava na unidade para vacinar a filha de nove meses. “O pediatra disse que era para procurar a unidade e vacinar ela e como hoje é oferecida aqui, vim com a minha mãe para dar a vacina”.

Amorim explica ainda, que também já foi imunizada com a vacina. “Eu já tomei, quando vencer daí vou procurar a unidade para tomar a dose única, porque a minha tem validade de dez anos”.

Quem pode tomar a vacina                                           

É necessário que que pelo menos 80% da população seja imunizada contra um vírus para prevenir a doença. Porém, muitos ainda tem dúvidas sobre quem pode e quem não deve receber a vacina. Pessoas de nove meses a 60 anos de idade que moram ou que estão com viagens agendadas para regiões de risco devem receber a dose.  A vacina com dose completa dura a vida toda, enquanto que a fracionada vale por nove anos.

A vacina contra febre amarela é contraindicada para gestantes, mulheres que estão amamentando, crianças até seis meses e pessoas com mais de 60 anos. Pessoas imunodepressivas, como pacientes oncológicos e portadores de doenças crônicas também não devem tomá-la.

Veja onde tomar a vacina na Capital:

Segunda-feira

USBF José Abrão, UBS Nova Bahia, UBSF Fernando Arruda, UBSF Macaúbas, UBSF Cohab, UBS 26 de Agosto, UBSF Itamaracá, UBSF Aero Itália, UBSF Vila Fernanda e UBS Caiçara.

Terça-feira

UBSF Jd. Seminário, UBS Estrela do Sul, UBSF Nova Lima, UBSF Jardim Paradiso, UBSF Alves Pereira, UBS Aero Rancho, UBSF Paulo Coelho,  UBS Cidade Morena. UBS Lar do Trabalhador, UBSF Serradinho, UBSF Portal Caiobá, UBSF Tarumã e UBSF Sírio Libanês.

Quarta-feira

UBSF Nossa Senhora das Graças, UBSF Jardim Marabá, UBSF Estrela Dalva, UBSF Jardim Noroeste, UBS Dona Neta, UBSF Aero Rancho IV e UBSF Los Angeles.

Quinta-feira

UBSF São Benedito, UBS Cel Antonino, UBSF Vida Nova, UBSF Mário Covas, UBSF Iracy Coelho, UBSF Vila Carvalho, UBS Pioneira, UBS Anhunduí, UBSF Parque do Sol, UBS Universitário, UBS Carlota, UBS Bonança, UBSF São Conrado, UBS Albino Coimbra, UBS Silvia Regina e UBS Indubrasil.

Sexta-feira

UBS Vila Nasser, UBS São Francisco, UBS Mata do Jacinto, UBSF Nova Esperança, UBSF Vila Corumbá, UBSF Mape, UBS Popular, UBS Coophavila, UBSF Zé Pereira.      

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024