(67) 99826-0686
PMCG Janeiro

'Mestre' do sushi no Japão visita Campo Grande e faz gravação surpresa para tv japonesa

Atração envolveu até escola de samba da Capital

10 JAN 2019
Reprodução Cultura Nikkey
17h24min

O japonês Masayoshi Kazato, 68, considerado no Japão como ''samurai do sushi'', esteve em Campo Grande, onde no início de dezembro do ano passado gravou programa especial para televisão japonesa TBS (Tokyo Broadcasting System).

Kazato, que atua como sushiman há 48 anos, chegou em Campo Grande, se passou por aprendiz de sushiman e pediu emprego em um restaurante, tudo em sigilo. O restaurante escolhido pela produção do programa foi o Hondashi, localizado no bairro Tiradentes.

Durante três dias, o sushiman frequentou o restaurante e viu em detalhes como os “sushimans” daqui produzem os pratos. Kazato aproveitou para conhecer os pontos turísticos de Campo Grande, principalmente a feira central, onde provou o Sobá, prato de origem japonesa e que entrou para culinária campo-grandense.

Kazato é mestre em sushi no Japão.

No último dia, a produção convidou os funcionários do restaurante e demais convidados para um evento na Associação Okinawa de Campo Grande, o que na verdade seria o evento de revelação da verdadeira identidade do ''aprendiz de sushiman''.

A produção do programa preparou tudo para o espetáculo, que na verdade era mais um pedaço da gravação do programa. Os convidados foram recepcionados pela equipe de produção e por membros da comunidade japonesa, principalmente da Associação Okinawa, que contribuíram para a realização do programa em Campo Grande.

O mestre teve uma entrada triunfal, ao som da escola de samba “Deixa Falar”,  Masayoshi Kazato surgiu no salão com uma máscara, sendo retirada apenas no final, causando surpresa aos convidados. O programa foi exibido no dia 27 de dezembro de 2018.

Para ver o programa exibido no Japão, clique aqui: https://youtu.be/zkzBU8X0-jk

Masayoshi Kazato

Masayoshi Kazato é um dos principais divulgadores do sushi pelo mundo e participa de eventos relacionados à All Japan Sushi Association há mais de 18 anos. Natural de Chiba, onde administra o restaurante Sakae Zushi desde 1976, o chef traçou sua formação focado na culinária japonesa tradicional.

Atualmente, Kazato também atua como diretor da Associação de Higiene Alimentar da cidade de Chiba e como presidente da Cooperativa de Higiene do Comércio de Sushi da província.

Como diretor da AJSA Sushi Skills Institute, o chef promove seminários e workshops em diversos países com o objetivo de disseminar o conhecimento sobre a arte do sushi.

Veja também