Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024 2
Campo Grande

Motoristas do Uber criam associação para lutar pelo direito ao trabalho

Prefeitura de Campo Grande vai regulamentar serviço na Capital

26 fevereiro 2017 - 07h50Por Airton Raes

Na véspera da publicação do decreto da Prefeitura de Campo Grande regularizando o funcionamento do Uber em Campo Grande, motoristas se juntaram e criaram no dia 23 de fevereiro a Associação de Motoristas de Aplicativos de mobilidade Urbana de Campo Grande MS (AMU). O intuito de garantir o direito dos trabalhadores.

A Associação surgiu pela necessidade de união entre os motoristas do aplicativo para poder resolver os problemas e questões em comum a todos. O presidente da Comissão provisória da Associação,  Wellington Dias, explicou que cada motoristas trabalha de forma individual, mas virão que era preciso o dialogo entre os trabalhadores. “Começa a crescer a ideia de que a classe precisa se organizar.  Temos nosso problemas do dia a dia, que com a união organizacional podemos resolver”, disse.

O próximo passo da AMU será iniciar o diálogo com a prefeitura de Campo Grande, que anunciou a regulamentação do uso do aplicativo de transporte, mas ainda não publicou. “Precisamos saber quais as medidas que a prefeitura estará tomando. O Decreto está prestes a sair. E precisamos verse vai afetar nosso trabalho”, disse.

A reunião com a prefeitura ainda não tem data para ocorrer. Mas a associação de Motoristas de Aplicativos de mobilidade Urbana defende o diálogo com o executivo municipal diante de uma possível intervenção do poder público diante a prestação do serviço. “Vamos tomar as medidas cabíveis, mas primeiro queremos que a prefeitura nos escute sobre as nossas necessidades”, explicou.

Wellington Dias explicou que a AMU defende a liberdade ao exercício do trabalho que eles prestam e também com a qualidade na prestação do serviço. “Queremos garantir o direito de trabalhar.  Como isos vai afetar o custo na qualidade. O Serviço para a população precisa ser acessível, como temos conseguido oferecer. Precisamos garantir os direitos e dar continuidade”, completou.

O presidente da Comissão provisória afirmou que a procura dos motoristas para entrar na Associação tem sido grande, já dobrando o número de associados em menos de 24h após a criação da Amu.  Wellington ressaltou que a Associação não tem fins lucrativos, nem é liada a nenhum partido político.