(67) 99826-0686
PMCG ABRIL IPTU

Espera na fila da biometria chega a cinco horas até para quem tem prioridade na Capital

Quem deixa para última hora encontra postos do TRE/MS lotados e eventuais quedas no sistema de cadastro

13 JAN 2018
Amanda Amaral
07h00min
Foto: Wesley Ortiz

A pouco mais de dois meses até o final do prazo, o cadastramento biométrico obrigatório tem levado o eleitor de Campo Grande a enfrentar filas e espera nos postos disponibilizados para o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral). Os atendimentos iniciaram em junho de 2017 e, até antes, havia publicidade alertando à população a não deixar para os últimos momentos.

O que se vê nos primeiros dias de janeiro é muita espera e reclamação, algumas com certo arrependimento de pessoas que adiaram o compromisso. Outro problema enfrentado é a queda constante no sistema de cadastro, falha admitida pelo próprio órgão, o que atrasa o andar das filas.

Em um dos locais visitados pela reportagem do TopMídiaNews, no Cijus (Centro Integrado de Justiça), no Centro, essa espera chegava a mais de cinco horas. O detalhe é que se trata de um posto destinado a quem tem prioridade de atendimentos, como idosos, gestantes e pessoas com deficiência, mas também atende o público geral, por ordem de chegada.

O aposentado Luiz Antônio da Silva, 73 anos, chegou às 10h49 e, até 15h45, ainda não havia sido atendido. Apesar da espera e de não ser mais obrigado a votar, ele não quer abrir mão do direito nas próximas eleições. “Muito lento, pedem pra aguardar sentado só, não explicam a demora. Ainda bem que almocei bem cedo, vou esperar mais um pouco”, diz.

No Memorial da Cultura, também no Centro da Capital, a extensão da fila vista da rua espanta quem não está disposto a aguardar em pé, e também não quer correr o risco de se molhar com a chuva. Neste posto, a capacidade é de 200 atendimentos por hora.

A contadora Marisa Velasques, 58 anos, aguardava há mais de uma hora para a chamada de sua senha. “Devia ter vindo antes, todos da minha família já cadastraram, mas só hoje consegui uma folga. Moro longe, na região central fica mais fácil pra gente que precisa pegar ônibus, mas não achei que ia demorar tanto”, lamenta.

Na região sul, no bairro Moreninhas, também costuma ser lotado, especialmente no período da manhã, salienta Diniz, um dos 20 militares cooptados em parceria com o tribunal eleitoral para auxiliar nos atendimentos em Campo Grande. “Quando chove bastante dá uma esvaziada, mas está cada dia com mais procura. Muitas pessoas também não se atentam à documentação, ou chegam aqui e estão com títulos suspensos e precisam se regularizar primeiro”, ressalta.

O eleitor deve levar original e cópia de um documento de identificação com foto e original do comprovante de endereço. Homens maiores de 18 anos, que irão tirar o título pela primeira vez, devem levar o original e cópia do comprovante de quitação do serviço militar. 

Para quem optar pelo agendamento, pode solicitar uma data através deste link.

Locais de atendimento

- Central de atendimento ao eleitor – Fórum eleitoral (atendimento com e sem agendamento). Tel: 2107-7242. Endereço: Rua Delegado José Alfredo Hardman, 180 (antiga Rua do Diário), Parque dos Poderes. Horário de atendimento: das 8h às 17h. 

- Memorial da Cultura (atendimento por ordem de chegada). Telefone: 3321-7244. Endereço: Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 (quase esquina com Av. Calógeras), Centro. Horário de atendimento: das 8h às 17h (segunda a sexta-feira) e das 8h às 14h (aos sábados).

- Cijus - Centro Integrado da Justiça (atendimento preferencial a cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção). Endereço: Rua 7 de Setembro esquina com Av. Calógeras (antigo Shopping 26 de Agosto) – Centro. Horário de atendimento: 12h às 17h30min.

- Bairro Moreninhas – Até 2 de fevereiro. Escola Estadual Professora Maria de Lourdes Widal Roma. Rua Anaca, 780 - Moreninha III. Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

-Sebrae - Av. Mato Grosso, 1.661 – Centro. Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30h.

- Jardim Aeroporto – Até 1º de fevereiro. Escola Municipal Carlos Vilhalva Cristaldo, R. Pádua Gazal, 13 - Jardim Aeroporto. Segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.

- Fácil Aero Rancho (atendimento somente com agendamento). Endereço: Avenida Marechal Deodoro, 2603, Aero Rancho. Horário atendimento: 8h às 14h.     

- Fácil General Osório (atendimento somente com agendamento). Endereço: Rua Santo Ângelo, 51 - Coronel Antonino. Horário atendimento: 8h às 14h.

- Fácil Guaicurus (atendimento somente com agendamento). Endereço: Avenida Gury Marques, 5111 - Bairro Universitário. Horário atendimento: 8h às 14h.

Veja também