A+ A-

quinta, 18 de abril de 2024

quinta, 18 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Campo Grande

há 6 anos

A+ A-

No penúltimo dia da biometria, fila quilométrica se forma no Centro da Capital

Quem deixou para a última hora encara sol e calor intenso, mas comércio ambulante comemora

Para ficar em dia com a Justiça Eleitoral, muitos campo-grandenses encaram um trio pouco agradável de experiências neste sábado (17): muito calor, muita fila e muita espera. Isso porque hoje é o penúltimo dia para cadastrar a biometria e não ter o título cancelado, além de outras penalidades.

No Centro de Campo Grande, no Memorial de Cultura Apolônio de Carvalho, a multidão pode ser vista de longe, e em todos os lados da quadra em que fica o ponto de atendimento do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul). Os eleitores começaram a chegar ao local antes mesmo do sol surgir pela manhã, e até 9h o ‘cordão de pessoas’ já avançava até a Rua 14 de Julho.

A Agetran (Agência Municipal de Trânsito) faz a organização do trânsito e lá deve permanecer até o final do dia. Em outro ponto de cadastramento, no Fórum Eleitoral, no Parque dos Poderes, quem está no comando da segurança e tráfego de veículos é a Polícia Militar e o BPTran, Batalhão de Trânsito.

No Parque dos Poderes, fila também é grande. (Foto: Wesley Ortiz)

Há quem tenha se preparado para a espera, mas o ar de arrependimento por não ter comparecido antes ao compromisso é visível no semblante de quem aguardava de pé. Com sombrinha, garrafas de água e até um banquinho, Irene Dalmaz, 48 anos, disse que não imaginava tanta gente em sua companhia na fila.

“A gente sabe que tem que fazer, mas vai deixando, deixando, quando vê já precisa fazer porque chegou o prazo final. Aí pra passar esse tempo sofrendo menos, me preparei bem, com esse ‘calorão’, né?”, diz, com bom humor que recomenda a quem também deve ficar umas boas horas até ser atendido.

Um lanchinho, um sacolé

O comércio ambulante não tem do que reclamar e, apesar da concorrência, todo mundo têm saído ganhando, relata o vendedor de salgados e bebidas Ivan Silva, 55 anos. “Cheguei aqui no mês passado e todo dia volto pra casa com o carrinho vazio. Por mim, podia ter biometria o ano todo!”, brinca.

Aproveitando o calor intenso, Reginaldo Duarte, 44 anos, estava lá desde cedo com seus sacolés a R$ 2, e só lamentava não ter trazido mais unidades. “Já está acabando tudo. Tem de chocolate, morango e até abóbora e abacate, que o pessoal desconfia do sabor, mas quando prova, gosta!”, diz, em tom de bom ‘marqueteiro’.

Esperado

Conforme o TRE, 180 funcionários estão a frente do atendimento, 80 nos guichês e 100 fazendo o apoio operacional. Normalmente, o atendimento é até às 17h, mas eles garantem que quem estiver na fila até esse horário vai ser atendido ainda hoje, “ainda que a gente tenha que ficar trabalhando até altas horas da noite”, afirma Lira, técnico judiciário.

Amanhã (18), domingo e último dia para se cadastrar, o atendimento recomeça às 8h da manhã.

Penalidades

O eleitor que for convocado e não cumprir dentro do prazo o cadastramento da biometria pode ter o título cancelado, mas isso só ocorrerá em ultimo caso, se ele deixar de atender aos chamados da Justiça Eleitoral.

Se não atender a nenhuma das convocações da Justiça Eleitoral e tiver o título cancelado, o eleitor pode ficar sujeito a algumas penalidades já conhecidas da maioria da população como não poder participar de concursos ou cargos públicos, tirar documentos e certidões, obter empréstimos públicos ou participar de licitações.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias