Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
RESULTADO GESTÃO MS
Campo Grande

Novembro Azul: UBS terão atendimento preventivo sobre saúde do homem

Durante todo o mês serão mais de 50 ações, nas 68 unidades

01 novembro 2018 - 16h59Por Nathalia Pelzl

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) vai realizar durante o mês de novembro mais de 50 ações, nas 68 unidades básicas de saúde de Campo Grande, em alusão ao novembro Azul. O tema deste ano é: Homens como sujeitos do cuidado – partindo da revisão da PNAISH e ampliando o olhar para os ciclos de vida, promoção e prevenção em saúde e o slogan: “Homem, da infância à velhice, cuide de sua saúde, de novembro a novembro”.

As unidades vão oferecer serviços de prevenção à saúde integral do homem, terá agendamento de consultas médicas, atendimento odontológico, entre outros.

Para a prevenção do câncer de próstata vai ser disponibilizado o exame de PSA (antígeno prostático específico), para diagnóstico, controle e, caso necessário, o encaminhamento aos serviços de referência e tratamento.

Os exames estão disponíveis na rede pública de saúde durante todo o ano. Para receber atendimento gratuito é necessário buscar a unidade de saúde próxima da sua residência.

No primeiro semestre de 2018, o câncer de próstata matou 46 homens. Em 2016, foram 82 óbitos, segundo dados da Coordenadoria de Estatísticas Vitais (CEVITAL) da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) de Campo Grande.

Câncer de próstata

Os sintomas são percebidos quando a doença já está em estágio avançado, o que dificulta o tratamento. Os principais sintomas são: a diminuição do jato de urina, dificuldades em urinar e uma mudança na frequência urinária, que aumenta.

 

(Com informações da assessoria)