A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Campo Grande

01/03/2018 16:24

A+ A-

Obras que livram Parque dos Laranjais de alagamentos e erosões estão em fase de conclusão

As obras são financiadas com recursos do PAC Pavimentação e integram o Complexo Altos do São Francisco, com investimento de aproximadamente R$ 5 milhões

Dentro de 60 dias, dependendo das condições climáticas, a Prefeitura planeja concluir as obras de drenagem e pavimentação no Parque dos Laranjais, projeto que integra o Complexo Altos do São Francisco. A população do  bairro, localizado na margem direta (sentido centro/bairro) da Avenida Euler de Azevedo,  depois de 15 anos,  passa por um período de chuva sem os sobressaltos dos alagamentos e dos estragos provocados pela força da enxurrada que abria buracos e provocava erosão.

Na quarta-feira (28), equipes da empreiteira responsável pela obra aproveitaram o dia de estiagem para trabalhar no trecho final da rua Pau D’ Alho, onde foi preciso remover o material de cobertura do solo  na base de turfas (característica de brejo) e implantar uma base com material mais consistente para garantir durabilidade ao asfalto.

A movimentação das máquinas e dos operários era acompanhada, no intervalo entre um afazer e outro, por dona Ana Gomes, uma das primeiras moradoras do bairro. Seu terreno é o último da rua e metade dele foi tomado pela erosão provocada pela enxurrada. “Nas sucessivas enchentes perdi eletrodomésticos, bomba d’água e  por pouco o padrão de energia não foi arrastado”, contou.  Com a chegada da infraestrutura, planeja aterrar o terreno ao nível da rua e construir uma nova casa.

O aposentado Alcides Fernandes e a família sofreram com os alagamentos  e as crateras que deixavam as ruas intransitáveis por 9 anos. Ele mora exatamente na esquina das ruas Vinhático com Pororoca, onde o asfalto já está pronto e o trabalho agora é a da abertura das bocas de lobo. “Isto aqui virava um rio de tanta enxurrada”, relatou. Uma das histórias mais dramáticas que foi testemunha, aconteceu em 2011, quando o carro dirigido por um deficiente físico caiu numa cratera de 2 metros de profundidade.

A chegada do asfalto alterou os planos de Carlos Fernandes, que chegou a colocar a venda sua casa na Rua Sucupira, intransitável após qualquer chuva. “Nem acreditava que um dia o bairro seria asfaltado”, comentou.

O Parque dos Laranjais  recebe a enxurrada que desce de vários bairros como Santa Luzia, Vila Nasser, Jardim Fluminense, Nossa Senhora das Graças, antes de toda esta água desaguar no Córrego Imbirussu. No local  foi feito um sistema de drenagem reforçado e está programada uma travessia sobre o córrego (quase no final da Rua Vinhatico)  com galerias celulares de dois metros para evitar o transbordamento neste trecho de nascente do Imbirussu.

As obras são financiadas com recursos do PAC Pavimentação e integram o Complexo Altos do São Francisco, com investimento de  aproximadamente R$ 5 milhões.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias