A+ A-

sábado, 20 de abril de 2024

sábado, 20 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Campo Grande

há 6 anos

A+ A-

Para campo-grandenses, distribuição de 'fake news' deveria ser crime

Cada vez mais notícias falsas fazem vítimas na internet

Criar e distribuir notícias falsas na internet, a famosa 'fake news', ainda não é crime, mas já enganou e prejudicou muita gente. Logo após a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma imagem com a hashtag #ForçaLula, durante um jogo do Corinthians, circulou na internet e várias pessoas acharam que o time estava apoiando político preso pela Polícia Federal. A foto era verdadeira, mas a notícia falsa. Ela foi tirada em 2011, quando o ex-presidente, que é corinthiano fanático, foi diagnosticado com câncer.

O TopMídia News foi às ruas saber o que a população acha do assunto. Confira:

Para o técnico em celular Henrique Gonçalves, 30 anos, em alguns casos a fake news deveria ser considerada crime. ''Depende do fato. Existem artigos de opinião, que na verdade é apenas liberdade de expressão, que é nos assegurado pela Constitutição. Mas também existem ofensas e difamações, e esse tipo de fake news deveria ser crime'', opinou.

Segundo a professora Mara Rojas, 44 anos, pessoas que espalham notícias mentirosas na internet deveriam ser punidas. ''Essas pessoas deveriam ser identificadas e responsabilizadas. Tem gente que acha que fazer esse tipo de coisa não é nada, mas muitas pessoas já foram prejudicadas por causa de fofocas espalhadas na internet''.

Para evitar a disseminação das fake news, a professora verifica tudo antes de compartilhar nas redes sociais. ''Só compartilho coisas de quem eu conheço e antes pesquiso para saber se é verdade", ressaltou.

O mediador de histórias Fábio Rogério, 55 anos, também é a favor que a fake news vire crime. ''Distribuir na internet notícias que incentivam o mal deveria ser crime, sim.''.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024