FAPEC
pmcg tjms
(67) 99826-0686
cidade natal pmcg

Praça do Aeroporto inaugura novos e antigos monumentos na Capital

Local conta a partir de agora com três pássaros tuiuiú, relógio, bancos e um espelho d'água

7 DEZ 2017
Dany Nascimento
10h34min
Foto: Dany Nascimento

Uma parceria resgatou as paisagens que enfeitavam a praça Brigadeiro Faria Lima, que está localizada na frente do Aeroporto Internacional de Campo Grande. O local foi reinaugurado na manhã desta quinta-feira (7), com a imagem de três pássaros tuiuiú confeccionados pelo artista plástico Cleir Ávila.

O artista destaca que deixou as aves em posições que relembram manobras feitas pelos aviões. “Cada um deles tem 2 metros de perna e 12 metros de envergadura de asa. O outro monumento que tinha na frente do Aeroporto também foi confeccionado por mim, mas devido à falta de manutenção, ele estava caído. Eu resgatei, fiz um raio x, tratei contra ferrugem e decidi, com apoio do Sicredi e da Infraero, deixar os monumentos em posição de pouso, decolagem e de abastecimento em alusão aos aviões. Estou bastante emocionado de fazer parte desse projeto, que é tão importante para Campo Grande”.

A reestruturação da praça faz parte de uma parceria entre o Scredi, a Infraero e o artista. De acordo com Cleir, as aves que decoram a praça devem passar por manutenção de 3 em 3 anos. “Precisamos manter elas com manutenção, para não acontecer novamente o que houve anos atrás. Esse monumento é muito importante, ele retrata o nosso querido Pantanal e muitas pessoas passam por aqui com destino ao Pantanal”.

                                                   

O presidente da Central Sicredi, Celso Figueira afirma que já ouviu diversas reclamações sobre o monumento que estava quebrado na frente do Aeroporto e confirma que o grupo fica responsável pela manutenção. “Muitas pessoas falavam que Campo Grande tinha que recuperar o monumento, reclamavam do tuiuiú quebrado na frente do Aeroporto. Quando conversamos com o Cleir, abraçamos a causa de imediato”.

Celso destaca que a população campo-grande terá a oportunidade de nomear os monumentos através do site de Asas Abertas (www.deasasabertas.com.br) até o dia 1° de janeiro de 2018. “A população pode dar o nome das aves, temos algumas regras, não vale ser nome de políticos, mas queremos juntamente com a população dar nome a esses lindos monumentos. O ganhador será revelado no dia 24 de janeiro e ganha três diárias no Hotel Zagaia em Bonito”.

Para Antônio Sales, superintendente da Infraero sede em Brasília destaca a emoção do artista Cleir, ao falar do trabalho realizado. “Temos a certeza que fizemos a parceria certa, principalmente quando assistimos a emoção do artista ao falar do trabalho feito. Ele fala com um carinho muito grande e eu tenho certeza que a população ganha com isso”

 

 

Veja também