Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
RESULTADO GESTÃO MS
Campo Grande

Após quase 2 anos de radares desligados, prefeitura deve confirmar consórcio nesta quarta

Cidade Morena é formado por três empresas e vai ganhar contrato de R$ 15,4 milhões

31 julho 2018 - 19h00Por Thiago de Souza

A Prefeitura de Campo Grande anunciou para esta quarta-feira (1), decisão da licitação de radares e lombadas eletrônicas na cidade. O Consórcio Cidade Morena deve ficar com o contrato que vale R$ 15,4 milhões. Com equipamentos já testados, a fiscalização eletrônica no trânsito deve voltar no mesmo mês.

A abertura do pregão, conforme a prefeitura, ocorre às 14h, na sala de reuniões da diretoria no Paço Municipal. Na fase de avaliação do certame, a Persons S.A, antiga dona do contrato na Capital e participante do consórcio, foi aprovada na fase de testes.

No dia 25 de junho, o TopMídiaNews acompanhou a empresa na troca e testes dos aparelhos. Na ocasião, os equipamentos foram testados na avenida Gury Marques, próximo a rotatória da Coca-Cola, em frente a uma faculdade particular na cidade.

No entanto, a Agência Municipal de Trânsito não definiu quais serão os pontos onde os novos aparelhos serão colocados. Até agora, na fase de testes, nenhuma multa foi aplicada aos motoristas.  

Nem a prefeitura nem o consórcio informaram se há diferenciação em relação aos equipamentos que eram utilizados antes. A Agetran informou apenas que parte dos equipamentos eletrônicos será colocada em novos pontos da cidade.

Teste de radares na avenida Gury Marques em junho deste ano. (Foto: Wesley Ortiz)

Demora

A licitação para a escolha da nova empresa foi lançada em outubro de 2017. No entanto, o processo sofreu três paralisações (duas em menos de seis meses).

Desde o final de dezembro de 2016, as vias da Capital não contam com esse tipo de fiscalização do trânsito. Nesse tempo, vários acidentes graves ocorreram próximos a locais com lombadas. O mais grave deles foi quando a caminhonete Frontier do estudante de medicina, João Pedro da Silva Miranda Jorge atingiu, a 115 km/h, o carro da advogada Carolina Albuquerque Machado, na Afonso Pena, quase em frente ao shopping Campo Grande. 

Carolina morreu instantes depois da batida. O filho dela, de três anos, estava na cadeirinha e sobreviveu ao acidente.   

O consórcio Cidade Morena é formado pelas empresas Perkons S.A., Fiscal Tecnologia e Serget Mobilidade Viária Ltda. Desde 2003, a Perkons instala e gerencia os serviços de fiscalização eletrônica de velocidade em Campo Grande. O grupo de empresas venceu o processo por ter oferecido, entre outros fatores, o menor preço.

Entramos em contato com a Perkons S.A, mas a empresa não respondeu aos questionamentos.