Plaenge
pmcg tjms
(67) 99826-0686
Word Wine - almoco japones

Prefeitura oferece atividades em alusão ao Dia Mundial contra a AIDS na Capital

Os eventos marcam a chegada do 'Dezembro Vermelho' dedicado a alertas à sociedade para o diagnóstico precoce da AIDS

1 DEZ 2017
Dany Nascimento
07h35min

O Dia Mundial contra a AIDS terá início com diversas atividades na Capital, dando início ao Dezembro Vermelho, mês  dedicado para alertar a sociedade sobre a necessidade do diagnóstico precoce e oferta do tratamento. A data foi definida no ano de 1988 no Brasil, pela escolhida pela Organização Mundial de Saúde, sendo celebrada anualmente.

De acordo com a prefeitura, em dezembro 66 unidades básicas de saúde e unidades básicas de saúde da família desenvolvem atividades em alusão ao tema. Além disso, o IST/AIDS (Departamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis) da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) realiza diversas ações em locais com grande fluxo de pessoas.

Confira abaixo a programaçãoProgramação

A abertura oficial da programação acontece a partir de 08h desta sexta-feira, na UBS Jockey Clube, onde serão ofertados 80 testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C ofertados aos pacientes que procurarem a unidade. Outras unidades de saúde também vão oferecer de forma agendada os testes rápidos aos usuários.

Às 9h, acontece o “1º Colóquio sobre HIV/AIDS e ações integradas” no Auditório do LAC da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O evento é aberto para profissionais da área de saúde e terá a presença das infectologistas Márcia Dall Fabro e Priscila Alexandrino de Oliveira, da enfermeira e doutora em epidemiologia Clarice Souza Pinto e da coordenadora do Programa IST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde, Daniele Martins Tebet.

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) vai atender das 7h às 16h para realizar os testes rápidos de diagnóstico de HIV, sífilis e hepatite B e C em 60 pacientes. As senhas serão distribuídas para facilitar e organizar o fluxo de atendimento. A unidade não funciona no horário do almoço (11h às 13h).

O Túnel das Sensações, ferramenta de orientação e prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (IST), estará no Hospital Dia Profa. Esterina Corsini (HU/UFMS), das 8h às 16h. No local serão atendidos 300 usuários que desejarem realizar os testes rápidos.

No Shopping Campo Grande, a partir das 18h, serão distribuídos materiais informativos e preservativos aos clientes nas cancelas de entrada do estacionamento. No saguão do empreendimento, o Programa IST/AIDS da SESAU vai oferecer testagem rápida a 50 pacientes.

 

Veja também