Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
TRANSPARÊNCIA GOV MS
Campo Grande

Prefeitura ordena inspeções em carnes de açougues e supermercados da Capital

Análises serão realizadas durante três semanas e os produtos recolhidos como amostras são levados para o Laboratório Central

23 março 2017 - 07h47Por Dany Nascimento

Com a deflagração da Operação Carne Fraca, que constatou irregulares na produção de carnes para serem comerciadas, a prefeitura de Campo Grande ordenou que inspeções fossem realizadas em açougues e principais supermercados da Capital, para verificar a qualidade dos produtos oferecidos.

De acordo com a assessoria de comunicação do prefeito Marquinhos Trad (PSD), a Vigilância Sanitária disponibilizou equipes, que continuam realizando as fiscalizações, para evitar possíveis problemas, conforme exposto em cenário nacional.

A gerente técnica da fiscalização de alimentos da Vigilância, Monica Tisher,  afirma que amostras de produtos distribuídos por frigoríficos foram recolhidos para serem avaliados. “Vamos avaliar a parte de microbiologia, se há presença de bactérias nocivas, presença de corpos estranhos, como papelão, osso, e, além disso, se foi colocado conservante nas carnes”.

 As fiscalizações serão realizadas durante três semanas, com rotina de análise intensificada. Os técnicos verificam desde o rótulo, até o armazenamento do produto. As amostras recolhidas durante as inspeções estão sendo encaminhadas para o Laboratório Central (Lacen) do Estado para que sejam feitas as análises microbiológicas (que verifica a contaminação por microorganismos, como a salmonela), de rotulagem (verificação da composição do produto), microscopia (para detectar corpos estranhos no alimento e se há indícios de fraude), análise sensorial (verificar cor, textura e odor) e análise físico-químico (deterioração e alteração na cor).