A+ A-

quinta, 18 de abril de 2024

quinta, 18 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Campo Grande

15/07/2018 11:30

A+ A-

Programa pioneiro em MS faz 'intensivão' para empreendedores iniciantes

Com duração de cinco semanas e totalmente gratuito, o projeto oferece suporte em todas as áreas

Boas ideias podem surgir quando menos se espera. O caminho para lapidar um pensamento central até a finalização de um projeto se torna mais viável quando a direção é dada por especialistas neste assunto. Pensando nisso, o Living Lab MS desenvolveu o Programa Five Weeks que consiste em converter ideais de negócios inovadores  para   startups.

Durante cinco semanas o empreendedor participa gratuitamente de um “intensivão” de Workshops, consultorias e oficinas ministradas por especialistas  de diversas áreas.

O laboratório aberto proporciona uma rede de integração entre pessoas com  o  mesmo objetivo: fomentar o sistema de inovação e empreendedorismo do Estado. O projeto é sustentado por uma tríade entre Universidades e iniciativas privada e pública.

Com as inscrições abertas para a 4ª edição, o Programa de Aceleração já consolidou e lapidou empresários a nível internacional.

Exemplo disso é o advogado Jean Felipe Gonçales, CEO de uma plataforma seletora de aeronaves. Apaixonado por aviões, o empresário buscou no Living Lab o suporte necessário para tornar a ideia rentável no mercado de trabalho.

A essência do projeto era apenas um embrião quando Jean decidiu participar das cinco semanas de imersão. Colocar em prática ainda estava longe da realidade, já que o advogado não tinha o amplo conhecimento no ramo de comércio exterior.

“Eu já sabia o que queria, mas as atuações era muito modestas. Sempre fui ligado nas coisas do Sebrae, mas com  o Programa de Aceleração do Living Lab foram cinco s emanas intensas onde procurei a imersão total. Troquei informações com outros CEOS e  tive mentorias de profissionais qualificados.”

Hoje, cerca de um mês após o término da Five Weeks, a Aviões Online quebra barreiras e conta com clientes nacionais e internacionais. A tecnologia, neste caso, andou lado a lado do empreendedor e tornou o modelo de negócio a nível mundial.

“O Living Lab me oferece desde o jurídico até outros departamentos que a minha empresa ainda não tem. A minha ideia inicial quebrou paradigmas depois do  Programa e hoje a plataforma tem outros formados, além dos limites que pensei.”

Bruno Bin e Aline Silverio também participaram da 3ª edição do Programa. A dupla já tinha um modelo online de crédito consignado e tornou o produto final em um negócio rentável.

“Nos dedicamos nessas cinco semanas, buscamos parceiros e desenvolvemos uma linha sólida de atuação.”

 A startup Meu Consig Online facilita para o aposentado do INSS e o servidor público federal na hora de realizar um empréstimo. 

O programa foi uma base indispensável para que o projeto saísse do papel e ficasse concreto a ponto de prospectar clientes de todo Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O Five Weeks é realizado no primeiro projeto colaborativo do país. O Living Lab segue os modelos europeus de laboratórios abertos com ambientes coloridos e inovação.      

Formado por um time especialista em desenvolvimento e criação, o projeto é totalmente gratuito e aberto para a comunidade em geral.

Greicy Rodrigues, mentora no desenvolvimento de novas ideias, conta que, após a avaliação, 15 startups são selecionadas e entram no programa com o objetivo de alcançar o Produto Mínimo Viável no final das cinco semanas. A empresa passa por mentorias e workshops de validação de problemas, modelos de negócio e realizam uma apresentação final, chamada de pitch. Com um viés mais tecnológico e ao conseguir validar a ideia, os participantes seguem para a segunda etapa, com cerca de seis meses, onde aproveitam a parte financeira e estudam a sociedade no Programa Early Stage.

Ana Lina Farias, do planejamento e marketing, ressalta que, atualmente, cerca de 17 startups são acompanhadas no ambiente desde a fase inicial do negócio até a fase de escalonamento com estudo de abrangência e aplicação no mercado.

As inscrições para a 4ª edição do Programa de Aceleração Five Weeks vão até o dia 19 de julho e o time de vencedores entra em campo a partir do dia 23 do mesmo mês.

O candidato cadastra a ideia e passa por uma avaliação dos colaboradores do laboratório. A única forma de se tornar um residente com a ideia embrionária é passar pelos critérios de perfil empreendedor, disponibilidade de tempo para trabalhar no conceito e teor de inovação.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias