PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024
PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024 2
A+ A-

terça, 23 de abril de 2024

terça, 23 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Campo Grande

27/09/2017 09:30

A+ A-

Queridinhas da cidade: Vereador quer fazer vasectomia em capivaras de Campo Grande

Superpopulação dos animais pode trazer doenças, se não for feito um monitoramento consciente, defende parlamentar

Preocupado com a 'superpopulação' de capivaras em Campo Grande, o vereador Francisco Gonçalves, do PSB, propôs a castração dos animais que habitam diversos pontos de Campo Grande. O parlamentar afirmou que as capivaras não tem predadores naturais e que a proliferação descontrolada pode trazer doenças à população, como a Febre Maculosa. 

Durante a manifestação, Francisco explicou que o animal é responsável pela transmissão de diversas doenças, e entre elas a febre maculada. Segundo ele, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) assiste aproximadamente 110 animais, que residem no Lago do Amor, e 335 no Parque dos Poderes.

"As capivaras trazem risco. Temos que começar a pensar em parcerias com as universidades, com a PMA (Polícia Militar Ambiental) e o CRAS (Centro de Recuperação de Animais Silvestres) para o controle da natalidade”, e sugere que o ideal seria realizar vasectomia nos animais. “Outras cidades e estados já estão tomando esta postura”, comenta.


Capivaras durante banho no Lago do Amor. Foto: Geovanni Gomes/Arquivo.

Febre Maculosa
A febre maculosa, também conhecida como febre do carrapato, é uma doença infecciosa aguda causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, que é intracelular obrigatória e tem como vetor biológico o carrapato Amblyomma cajennense, conhecido como “carrapato estrela”. 

Esta enfermidade é uma zoonose que acomete o homem e diversos animais. A única forma de transmissão é através da picada do carrapato, após ficar fixado no hospedeiro por um período que varia de 4 a 6 horas, ficando incubado por cerca de 2 a 14 dias.


Vereador Veterinário Francisco. Foto: Reprodução/Câmara Municipal.

Os sintomas mais característicos da febre maculosa são: febre, de moderada a alta, podendo durar de 2 a 3 semanas; fortes dores de cabeça; dor no corpo; calafrios; edema dos olhos e conjuntivite.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024