A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Campo Grande

03/10/2018 13:10

A+ A-

Camisinha é melhor prevenção, mas teste de HIV é gratuito e fica pronto em 15 minutos

Está em dúvida ou precisa fazer um exame preventivo? Saiba como funciona e aonde fazer

A população de Campo Grande deve ficar atenta, pois o teste de HIV é oferecido nas 68 unidades básicas de saúde e o resultado sai em 15 minutos. De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), quem tiver dúvida sobre o vírus deve solicitar o procedimento para um enfermeiro ou outro profissional capacitado na unidade.

“Se o teste acusar como reagente para o vírus, é realizado outro teste de laboratório diferente do primeiro. Havendo a confirmação, o paciente é encaminhado para atendimento nas unidades de referência: CEDIP (Centro Especializado em tratamento de doenças infecto-parasitárias) da SESAU ou para o  Hospital Dia Professora Esterina Corsini - HU/UFMS. Nestes locais o paciente recebe acompanhamento e tratamento com os antirretrovirais fornecidos pelo Ministério da Saúde, onde, também é oferecido acompanhamento psicológico”, afirma a secretaria.

A terapia antirretroviral tem como objetivo manter as pessoas vivendo com HIV saudáveis. “Para a maioria das pessoas vivendo com HIV, os medicamentos antirretrovirais podem reduzir a quantidade de HIV no sangue a níveis indetectáveis pelos testes laboratoriais padrões. Com a escolha certa de medicamentos antirretrovirais, os níveis virais cairão ao longo de vários meses para níveis indetectáveis e permitirão que o sistema imunológico comece a se recuperar”.

Conforme a Sesau, a melhor forma de prevenção é o uso do preservativo em todas as relações sexuais, sendo oral, vaginal ou anal. Os preservativos são oferecidos gratuitamente nas unidades de saúde da cidade.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias