Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
DENGUE GOV MS
Campo Grande

TJ realiza seminário de Gestão Socioambiental para fomentar o tema em órgãos públicos

Encontro acontece dia 6 de outubro no Parque dos Poderes

01 outubro 2017 - 14h44Por Thiago de Souza

No próximo dia 6 de outubro, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul realiza o 1º Seminário Sul-mato-grossense de Gestão Socioambiental no Poder Judiciário, no plenário do órgão, às 9 horas. O evento, promovido pela Escola Judicial do TJ, quer fomentar o desenvolvimento de temas ligados à sustentabilidade  e gestão ambiental nos órgãos públicos.

A abertura do evento será feita pelo presidente do TJ/MS, desembargador Divoncir Schreiner Maran. O evento tem apoio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que enviou o seu Assessor-chefe de Gestão Ambiental da Corte, Ganem Amiden Neto, que irá conduzir dois painéis: o primeiro, às 9h30, será “Responsabilidade Socioambiental: Eficiência do Gasto Público e Valor de Atributo Judiciário para a Sociedade”, e o segundo, às 16 horas, será “Sustentabilidade na Justiça Eleitoral, Resultados e Perspectivas”.

Ganem Amiden Neto foi por oito anos coordenador de Gestão Socioambiental do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tendo participação atuante na elaboração da Resolução CNJ 201/2015, que determina a criação do Núcleo Socioambiental no Poder Judiciário, importante diploma que fomenta práticas e o uso sustentável de recursos naturais e bens públicos.

Às 10h45 será realizado o painel “Práticas Ambientais Sustentáveis na Administração Pública”, com Eliane Maria Garcia, chefe da Unidade de Educação Ambiental e Coordenadora da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de Mato Grosso do Sul (Imasul).

Na parte da tarde, às 14 horas, acontece o Painel “Educação Ambiental – da Emergência da Problemática Ambiental à Sociedade Sustentável”, com a Professora Doutora Icléia Albuquerque de Vargas, docente em Meio Ambiente da UFMS.

Em seguida, às 15 horas, haverá o painel “Os Desafios da Gestão de Recursos Hídricos na Bacia do Rio Paraguai”, com o Doutorando, pela Unicamp, Ângelo José Rodrigues Lima, que atuou por 12 anos na Organização não-Governamental WWF-Brasil.

Para finalizar, Ganem Amiden Neto fecha o Seminário com o painel “Sustentabilidade na Justiça Eleitoral, Resultados e Perspectivas”.

O I Seminário Sul-Mato-Grossense de Gestão Socioambiental no Poder Judiciário é voltado para integrantes de Órgãos Públicos, Acadêmicos de Universidades e Ongs que militam na proteção socioambiental. As vagas são limitadas e as inscrições são totalmente gratuitas, podendo ser feitas no portal do TJMS (www.tjms.jus.br/ecogestao) de 27 de setembro até 5 de outubro e inclui certificado.

Revisão do PLS – No dia anterior ao evento (5), o Assessor-chefe de Gestão Ambiental do TSE, Ganem Amiden Neto, estará reunido com os membros do Comitê de Gestão Socioambiental do PJMS, para colaborar na revisão do Plano de Logísticas Sustentável do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul.