PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024
PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024 2
A+ A-

terça, 23 de abril de 2024

terça, 23 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Campo Grande

29/10/2017 09:30

A+ A-

UPA veterinária poderá atender 50 animais ao dia e ter parceria para 'táxi-pet'

Conforme vereador, unidade pública já tem área construída e previsão é que seja inaugurada ainda no 1º semestre de 2018

A demanda por uma clínica veterinária pública em Campo Grande é antiga e há anos ensaia sair do papel, mas só em 2017 passos práticos começam a ser aplicados. Denominado de UPA Vet (Unidade de Pronto Atendimento Veterinário), o projeto da prefeitura da Capital pode abrir as portas na primeira metade do próximo ano e atender dezenas de animais diariamente.

A previsão é do vereador e veterinário Francisco Gonçalves (PSB), que participou da retomada da iniciativa, engavetada desde 2012 na Câmara Municipal. “A UPA eu já considero uma realidade, só é preciso ainda uma readequação na área construída, planejamento para atuação profissional, aquisição de equipamentos, entre outros pontos”, explica.

O compromisso foi anunciado pelo prefeito Marquinhos Trad em agosto, em ocasião que assinou a criação do Fundo Municipal de Bem-Estar Animal (FUMBEA), que tem por finalidade captar e aplicar recursos visando o financiamento, investimento, expansão, implantação e aprimoramento das ações voltadas à proteção de bem-estar dos animais.

O imóvel para a UPA Vet fica ao lado do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), e funcionaria nos moldes de uma unidade para atendimento à população geral, com funcionamento 24h, mas com custos por se tratar de uma parceria público-privada. Diferente de um hospital, que faz cirurgias e outros procedimentos complexos, o local oferecerá consultas, primeiros socorros, exames, vacinação, a preços sociais.

Conforme o vereador, já estão em vista parcerias com laboratórios e a prefeitura busca por parcerias com universidades e instituições. Ele cita ainda outra parceria em estudo, uma espécie de ‘táxi vet’, para facilitar a mobilidade dos animais, com a adequação de veículos que prestam serviço de transporte na cidade.

A assessoria de comunicação da prefeitura, contudo, apresenta menos otimismo do Executivo com os prazos e sequer confirma em que local o projeto será implantado. “A possível implantação de um hospital veterinário para fazer atendimento ambulatorial e de emergência (UPA VET) ainda está sendo avaliada e o projeto em processo de elaboração. Ainda não é possível mensurar uma data para início de obra e eventual funcionamento do mesmo”.

Cemitério

Foi publicado em Diário Oficial do dia 10 de outubro a concessão de terreno no Jardim Itamaracá para a instalação de um cemitério e crematório de animais pela empresa PET PAX, que já atua em outros municípios do país. A área, localizada na Rua Padre João Delfino, é avaliada em R$ 1.137.601,50.

Apresentado em 2011 ao Codecon (Conselho de Desenvolvimento Econômico), o projeto também recebe agora uma série de benefícios fiscais. O prazo de construção é de responsabilidade da empresa e não há data específica mensurada em edital.

Políticas pet-friendly

Comemorada por defensores dos animais, as iniciativas demonstram marcos importantes e urgentes, sublinha o vereador Eduardo Romero (Rede). “Era preciso há tempos dar esse ‘start’ para atendimentos em questões de saúde, abandono e maus tratos, castração, com a geração de empregos e bem estar animal. Agora, é fundamental que as pessoas tenham consciência do que é ter um pet, saber da responsabilidade no controle da natalidade, a questão das vacinações, acabar com isso de bicho abandonado”.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024