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há 5 anos

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Ministério privilegia Mato Grosso e privatização do aeroporto de Campo Grande ainda demora

Ministério informou ser muito difícil privatizar aeroporto da Capital antes de dois anos

Embora tenha capacidade de apenas 2,3 milhões de passageiros por ano, o Aeroporto Internacional de Campo Grande não entrou no primeiro lote de privatizações anunciadas pelo novo governo federal. Terminal do estado vizinho, o Marechal Rondon, em Várzea Grande (MT), tem capacidade de passageiros  de 5,7 milhões, e já está na mira da iniciativa privada.

A informação é do ministério da Infraestrutura, cujo titular é Tarcísio Gomes de Freitas. Em tese, o aeroporto da capital sul-mato-grossense deveria estar entre as prioridades, já que tem infraestrutura pior que o do estado vizinho. Acrescenta-se o fato que, por conta da copa do mundo no Brasil, em 2014, o terminal no Mato Grosso recebeu investimento de R$ 85,1 milhões.      

Conforme o ministério da Infraestrutura, o raciocínio não é por aí e envolve, claro, os interesses da iniciativa privada. Atualmente existem três blocos de concessão que serão leiloados em março deste ano e um deles é o Aeroporto de Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis, Alta Floresta e Barra do Garças, neste caso, todos em Mato Grosso.

Ainda segundo o ministério, primeiro é feito um balanço e os terminais são agrupados em blocos de forma que reúna aeroportos com boa capacidade de rentabilidade, média e pequeno potencial de faturamento.

No entanto, diz a assessoria, o arranjo de aeroportos para concessão não é necessariamente por estado ou por região. Ele cita o exemplo do bloco que engloba o aeroporto em Macaé (RJ) com o de Vitória (ES).

Aeroporto de Várzea Grande será privatizado primeiro. (Foto: Reprodução Grupo TT)

Os investimentos previstos para o bloco Centro-Oeste são de R$  791,3 milhões. O prazo de concessão é de 30 anos. O objetivo, segundo o ministério, é que empresas privadas promovam ampliação, manutenção e melhorias na infraestrutura a fim de garantir a qualidade dos serviços e níveis de conforto aos usuários.

Por fim, o ministério informou que em menos de dois anos será pouco provável o terminal em Campo Grande estar nas mãos da iniciativa privada. Os novos blocos de concessão serão informados a partir de março, quando ocorre o leilão do primeiro bloco. Não é garantido que o aeroporto sul-mato-grossense esteja no próximo lote.

Melhorias

Apesar de não ter previsão para ser privatizado, o terminal de Campo Grande vai receber investimentos de R$ 40 milhões. Segundo a Infraero, a capacidade anual de passageiros para o terminal vai aumentar em 80% e chegar a 4,5 milhões.

As obras vão ampliar de 6.200 m² para 10.000 m² a área do aeroporto. A maior parte do investimento vai para a reforma do terminal de passageiros.

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