Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
MULHER GOV MS
Cidades

Secretaria de Educação anuncia fechamento de mais uma escola e remaneja estudantes

Fechamento da escola teria sido um pedido dos moradores do condomínio; 4 escolas foram fechadas

03 janeiro 2019 - 11h15Por Rodson Willyams

A secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amêndola da Costa, anunciou, nesta quinta-feira (3), o fechamento da 4ª escola em Mato Grosso do Sul.  

A Escola Estadual Otaviano Gonçalves da Silveira Junior, que fica dentro do condomínio Parque Residencial dos Flamingos, em Campo Grande, terá as suas atividades encerradas neste ano. Maria Cecília afirma que alunos poderão migrar para a Escola Estadual Arlindo de Andrade Gomes, que fica a 100 metros do local.

Durante coletiva de imprensa, a secretária afirmou que 'enes' motivos levaram ao fechamento das quatro escolas. O principal deles está relacionado a falta de alunos e a sobra de vagas. No entanto, na escola fechada hoje, Maria Cecília explicou que o Estado atendeu a um pedido dos moradores do condomínio.

"Foram os moradores do condomínio que pediram para fechar a escola porque o residencial se tornou velho e as crianças de fora estavam entrando no condomínio. No local havia também uma creche, e o prefeito Marquinhos Trad (PSD) também encerrou as atividades no local", comentou.

Procurada, a prefeitura informou que as as atividades não foram encerradas, mas as aulas devem ser transferidas para outro local, que está sendo providenciado.

Em relação ao Otaviano, Maria Cecília informou que os pais podem escolher outra escola para os filhos e eles terão prioridades na vaga. "Os alunos podem procurar a Escola Arlindo de Andrade que já existe há muito tempo na região e fica a 100 metros do local".

Inicialmente, assim que tomou a decisão, a secretária informou que chamou os diretores da escola para comunicar a decisão. "Chamamos os diretores informamos a decisão e eles receberam os pais e fizeram todo um trabalho. Em uma ação em conjunto, a Central de Matrículas também ajudou".

A destinação do prédio segue sem definição, uma vez que o local foi doado ao Estado, porém fica em terreno particular.

Outra fechada

A secretária ainda afirmou que, no caso da Escola Estadual Zamenhof, localizada na Rua Dom Aquino, 392, no bairro Amambaí, os alunos também poderão migrar para escolas próximas.

Neste caso, Maria Cecília informou que o prédio era alugado e a decisão representou em uma economia para o Estado. O prédio gerava um custo mensal de R$ 5,2 mil por mês, totalizando aproximadamente R$ 90 mil ao ano. Com isso, o contrato de locação foi encerrado.

Escola Riachuelo - Foto: Deivid Correia/Arquivo

Riachuelo

Quando à Escola Riachuelo, a secretária informou que a falta de linha do transporte coletivo foi decisiva para o fechamento da unidade, que ficava na Rua Onze de Outubro, no Bairro Cabreúva. Mesmo assim, o projeto Avanço do Jovem à Aprendizagem, que recebe adolescentes de 15 a 17 anos que estão atrasados no progresso escolar ou em processo de reeducação após medidas socioeducativas, deve continuar.

"Nós ligamos e fizemos inúmeros pedidos e não fomos atendidos. Quando o aluno faltava, a gente ia atrás e as mães falavam que era muito longe e a falta do transporte escolar não colaborava para que os alunos fossem para a escola", explica.

Assim, a Secretaria de Estado de Educação (SED) encaminhou todos os alunos para a Escola Estadual Hercules Maymone. "Todos os alunos deverão ocupar o terceiro andar prédio. E na frente há um terminal", explicou.

O prédio será devolvido à Secretaria de Estado de Administração (SAD), que deverá dar outro destino ao local. "Nós sabemos que tem outros órgãos interessados no prédio, o Judiciário, Bombeiros e até a Polícia Militar. A disputa vai ser grande".

Camapuã

No município distante 143 km de Campo Grande, o Governo do Estado encerrou as atividades do Ensino Fundamental 1 na Escola Estadual Abadia Faustino Inácio, que passou a ser competência do município. "Assim, o prédio foi devolvido ao município".

Maria Cecília explica que, em 2019, essas serão as únicas escolas fechadas, porém, não descarta para o próximo ano, o fechamento de novas unidades. "Mas volto a dizer que alunos e professores não serão prejudicados".

O Secretário-Adjunto de Estado de Educação, Édio de Castro, também participou da coletiva nesta manhã.

* Matéria alterada às 15h39 para acréscimo do posicionamento da prefeitura