A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Cidades

23/03/2018 11:35

A+ A-

Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico é instituído na Capital

O mandato será de 12 de março de 2018 a 12 de março de 2020

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) deu posse aos oito titulares e oito suplentes do Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico (CMPPH). A solenidade promovida pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), ocorreu na manhã desta sexta-feira (23).

O mandato será de 12 de março de 2018 a 12 de março de 2020. O CMPPH inicia suas atividades após 18 anos de criação e tem como missão zelar pelo patrimônio cultural, com o estudo das leis de proteção e conservação, valorização do patrimônio e acervo histórico no município.

Durante a posse, o prefeito ressaltou a importância da efetivação do Conselho. “Há 18 anos esse Conselho foi criado, mas nunca foi implantado. Nunca teve posse de seus membros. A nossa história passa pelo conhecimento e dedicação de cada um de vocês que tomam posse hoje. Cada nome que foi chamado não nos dá satisfação, mas traz uma bagagem de conhecimento técnico. Não há como discutir patrimônio histórico sem a participação desse time. Por isso, eu acredito que nós avançamos”, frisou o prefeito.

Secretária municipal de Cultura e Turismo, Nilde Brum, afirmou que a data é histórica e importante para o patrimônio histórico de Campo Grande. “Olhando para essa platéia a gente percebe quantas pessoas tem aqui que defendem e procura diariamente preservar a nossa história. Desde 2000 esse Conselho foi criado, mas não foi instituído. E hoje depois de 18 anos a gente coloca em prática essa Comissão, valorizando aquilo que nós temos de tão importante que são os nossos patrimônios”, disse.

O Conselho é formado por representantes de órgãos governamentais e não governamentais, o que permite o envolvimento de todos os segmentos e da comunidade ligados ao tema.

Para Nilde Brun, o trabalho do Conselho é fundamental exatamente pelas parcerias formadas. “O trabalho de vocês é de fundamental importância, sozinhos nós não vamos a lugar nenhum. Nós contamos e precisamos de vocês para que nossa história se mantenha viva!’, afirmou.

O conselho representa a efetivação da participação da sociedade civil em cooperação com o poder público para a formulação e execução das políticas de preservação dos bens culturais. Trata-se de uma instância que assegura o cumprimento dos mandamentos constitucionais sobre a democracia participativa.

Integrantes do Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico:

Secretaria de Cultura e Turismo – SECTUR
Titular: Joelma Fernandes Arguelho / Suplente: Leoneida Ferreira

Instituto do patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN
Titular: André Vilela Pereira / Suplente: José Augusto Carvalho dos Santos

Agencia Municipal de Meio ambiente e Planejamento Urbano – PLANURB
Titular: Jacqueline Nascimento / Suplente: Larissa Teixeira

Universidade Católica Dom Bosco – UCDB
Titular: Roberto Figueiredo / Suplente: Alessandro Campos

Instituto de Arquitetos do Brasil/MS – IAB
Titular: Perla Yassuraia Braga Larsen / Suplente: José Marcos Fonseca

Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul – IHG
Titular: Alisolete Antonia dos Santos Weingartner / Suplente: Arlinda Cantero Dorsa

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS
Titular: Maria Margareth Escobar Ribas Lima / Suplente: Eluiza Bortolotto Ghizzi

União de Associações de Moradores de Campo Grande/MS – UMAM:
Titular: José Gondim dos Santos / Suplente: Marco Antonio Mendonça

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias