(67) 99826-0686

De 92,3 mil inscritos, MS registra 38,8% de abstenções no 2º dia de provas do Enem

Deste total, 35,5% já haviam perdido a prova de redação no domingo passado

13 NOV 2017
Diana Christie
17h00min
Foto: Hermes de Paula/Agência O Globo

Mato Grosso do Sul registrou 38,8% abstenções no segundo dia de aplicação de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que foi realizado na tarde deste domingo (13). Ao todo, 92,3 mil estudantes se inscreveram para realizar a prova no Estado, sendo que 35,5% já haviam perdido a prova de redação no domingo passado.

Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), foram avaliadas as áreas de conhecimento Matemática e Ciências da Natureza. “É a primeira vez que as duas áreas são aplicadas no mesmo dia. A nova divisão organiza a demanda cognitiva do participante de maneira mais inteligente e integrada”, destaca a instituição.

Neste domingo, os participantes tiveram 4 horas e 30 minutos para resolver 90 questões objetivas. Participantes com direito a tempo adicional e os surdos e deficientes que escolheram o recurso de Videoprova Traduzida em Língua Brasileira de Sinais (Libras) tiveram uma e duas horas a mais, respectivamente, para encerrar o exame.

Para o Ministro da Educação, Mendonça Filho, este foi o Enem mais seguro dos últimos anos, com todo planejamento seguido à risca. “Conseguimos alcançar um objetivo geral. Foi um Enem tranquilo, com mais conforto para os estudantes e, finalmente, onde se premia o mérito e o bom desempenho”, afirmou.

Em todo o país, 580 participantes foram eliminados; 578 deles por descumprimento do edital e dois por recusa em fazer a coleta do dado biométrico. Somadas às 264 eliminações do primeiro domingo, a aplicação termina com um total de 842 participantes desclassificados, número inferior a outras edições.

Ainda conforme o Inep, foram registradas 158 ocorrências nos dois dias de aplicação, sendo 45 neste domingo e 113 no domingo passado (5). A instituição destaca que os casos não comprometeram a aplicação do Enem, que teve 6.731.344 inscrições confirmadas em todo o Brasil.

Reaplicações

Pelo menos 3.581 pessoas farão a reaplicação do Enem, nos dias 12 e 13 de dezembro, quando as provas também serão aplicadas para as pessoas privadas de liberdade. O grau de dificuldade da prova é equivalente. São 3.570 casos de participantes afetados pela interrupção de energia em seus locais de prova, no domingo passado, em Teresina (PI), Olinda (PE) e Uruaçu (GO).

De acordo com o Governo Federal, os outros 11 casos foram decisões judiciais para aplicação em classe hospitalar, ou decisões da Comissão de Demandas do Inep para atender participantes que tiveram problemas com identificação ou por não terem solicitado os recursos que necessitavam para fazer a prova.

Veja também