Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
DENGUE GOV MS
Cidades

Distribuição de vagas dos concursos da PM e Bombeiros é criticada nas redes sociais

Poucas vagas para mulheres e exigências de Nível Superior surpreenderam candidatos que estavam à espera do edital

10 abril 2018 - 15h10Por Diana Christie

A distribuição de vagas entre os gêneros e as novas exigências do concurso para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militares têm gerado críticas nas redes sociais, após o lançamento do edital nesta segunda-feira (9). São 614 vagas, com parcelas direcionadas aos oficiais e aos especialistas em saúde.

“BELA DEMONSTRAÇÃO DE MACHISMO... senhor governador quando não c... na entrada c... na saida.. mulherada sendo discriminadas ridiculamente no concurso da PM, mínimo do mínimo de vagas enquanto 341 pra homens apenas 47 pra mulheres.. que vergonha !! já não tinha meu voto mesmo...”, publicou uma concurseira.

Para o Corpo de Bombeiros estão sendo destinadas 23 vagas do Curso de Formação de Oficiais do Quadro de Oficiais Combatentes; 153 vagas do Curso de Formação de Soldados do Quadro de Praças; 12 vagas do Quadro de Oficiais de Saúde e 12 vagas do Quadro de Oficiais Especialistas, cujo edital será publicado posteriormente, por conta de ajustes específicos.

Para a Polícia Militar são 50 vagas do Curso de Formação de Oficiais; 388 vagas do Curso de Formação de Soldados e 12 vagas do Quadro de Oficiais de Saúde. Com relação à escolaridade, o governo decidiu inovar e exigir curso de graduação de Nível Superior em Direito para oficiais combatentes e Nível Superior na área exigida pela Corporação para oficiais especialistas.

Isto gerou críticas já que muitos interessados não esperavam as novas exigências, que tem precedente em projeto de lei em tramitação na Câmara Federal. Segue em análise o projeto de lei 482/2015,que tem por finalidade padronizar as condições para que sejam realizados os concursos públicos das Polícias Militares de todos os estados.

De acordo com a proposta, caso aprovada, será necessário possuir curso de Nível Superior para ingresso na carreira de praça, curso de Nível Superior em Direito para a carreira de oficial do quadro de oficiais da Corporação e Superior em áreas específicas para o quadro de oficiais especialistas.

Idade mínima e máxima

Para se inscrever nos concursos, os candidatos civis devem ainda possuir, até a data de encerramento das inscrições, a idade mínima de 18 anos completos e, no máximo, de 30 anos completos para ingresso no Curso de Formação de Soldados e de Oficiais Combatentes. Por seu turno, para ingresso nos quadros de Oficiais de Saúde e de Oficiais especialistas de ambas as corporações, os candidatos deverão possuir a idade máxima de 34 anos.

As inscrições serão admitidas no período das 8h do dia 13 de abril de 2018 às 16h do dia 25 de junho de 2018. Para os candidatos militares que já pertençam à Polícia Militar ou ao Corpo de Bombeiros Militar, não será exigida idade mínima ou máxima, no entanto, os candidatos deverão possuir na data de encerramento das inscrições, no máximo, 20 anos de efetivo serviço na respectiva Corporação.